25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroSoflusa estuda instalação de cobertura provisória nas salas de embarque do terminal

Soflusa estuda instalação de cobertura provisória nas salas de embarque do terminal

Câmara solicita reunião com carácter de urgência à transportadora

 

- PUB -

A Assembleia Municipal do Barreiro aprovou, por maioria, uma recomendação para que o executivo presidido por Frederico Rosa solicite uma reunião com carácter de urgência à Soflusa. O encontro visa “obter garantias quanto à instalação imediata duma cobertura provisória nas salas de embarque” da operadora de transporte fluvial, com o objectivo de serem melhoradas “as actuais condições de conforto” dos passageiros.

O documento lembra que se têm registado situações consideradas “completamente inaceitáveis”, envolvendo os utilizadores daquele espaço, que são “obrigados a utilizar guarda-chuvas dentro do terminal, em dias de temporal”. A recomendação refere que esta realidade “configura vivências de terceiro mundo que não aceitamos em serviços públicos que se querem de qualidade”.

Recorde-se que são muitas as pessoas que têm vindo a reclamar desta situação, à semelhança da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, com uma intervenção junto da Soflusa e do conselho de administração da empresa.

- PUB -

A cobertura do terminal fluvial, inaugurado em 1995, já há algum tempo que “apresentava alguns sinais de deterioração”, tendo a estrutura sido “irremediavelmente abalada pelas tempestades que assolaram o país” em Dezembro do ano passado e em Janeiro deste ano, tendo a Protecção Civil “determinado o seu desmantelamento por questões de segurança”.
De acordo com a recomendação agora aprovada, a empresa “desenvolveu, de imediato, um levantamento do risco de segurança da instalação que obrigou a que fossem retiradas todas as estruturas que pudessem causar qualquer risco para os passageiros”.

Neste momento, a Soflusa está a estudar a hipótese de instalar uma cobertura provisória nas salas de embarque, a fim de melhorar as actuais condições de conforto daquele espaço. A resposta do município “merece um posicionamento claro da parte desta Assembleia Municipal, pois a reabilitação do Terminal está prevista para Janeiro de 2021 e tem um prazo estimado de execução de 120 dias”.

Reforçar horários para diminuir tempo de espera

Além desta situação, acrescida de um ajuste de horário no período que se estende até à próxima sexta-feira, a assembleia considera que a decisão não faz “nenhum sentido, muito menos em tempos de pandemia”. Em moção, igualmente aprovada por maioria, os deputados defendem que os utentes “sejam acolhidos no terminal com as condições de higiene e segurança, em sala de embarque enquanto as obras decorrem”.

- PUB -

Defendem ainda que “sejam repostos todos os horários, para que sejam respeitadas as exigências da Direcção-Geral de Saúde e os 2/3 de lotação máxima”, relativamente à pandemia Covid-19.

A moção acrescenta que “aos sábados, domingos e feriados”, também os horários deverão ser “reforçados para um menor tempo de espera”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -