4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroMaioria socialista aprova Orçamento Municipal do Barreiro de 74,6 milhões para 2021

Maioria socialista aprova Orçamento Municipal do Barreiro de 74,6 milhões para 2021

Documento contou com abstenção do PSD e votos contra da CDU

 

- PUB -

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2021 da Câmara do Barreiro foram aprovadas em reunião extraordinária daquele executivo, na última quinta-feira, por um valor global de 74 milhões e 635 mil euros, dos quais 10,9 milhões referentes aos serviços dos Transportes Colectivos do Barreiro.

Num ano atípico, causado pela pandemia Covid-19, o autarca Frederico Rosa (PS) sublinha que as medidas constantes no documento reflectem um conjunto de intervenções “que têm um impacto muito significativo”, entre as quais, a verba relativa ao Plano de Pavimentações, que está a ser implementado “em conjugação com as juntas de freguesia”, a par da concretização da esquadra da PSP, no Barreiro Velho, pelo montante de um milhão e 300 mil euros, e de uma verba destinada à requalificação do espaço público, que inclui a reabilitação da zona junto à estação do Barreiro A, numa operação estimada em cerca de um milhão de euros.

O presidente do município refere que, com este orçamento, a autarquia pretende ainda “resolver o impasse urbanístico” na zona da Quinta das Canas, com uma verba de execução orçamental para o próximo ano que ronda 1,9 milhão de euros.

- PUB -

Incluída está ainda a verba para a STARTUP Barreiro, cuja estrutura deverá avançar ainda este mês pelo valor de 750 mil euros, bem como a reformulação da Avenida da Liberdade, situada frente ao Terminal da Soflusa, na Verderena, com a construção de uma rotunda que irá retirar a semaforização daquela zona, com a criação de áreas pedonais mais largas, espaços verdes e ciclovias, que terá “um peso superior a 2,7 milhões” no orçamento.

O autarca destaca ainda “a construção prevista, na sua integralidade, como esforço autárquico, da nova Unidade de Saúde Familiar do Alto do Seixalinho”, na zona da Escavadeira, por 1,5 milhão de euros, assim como a ampliação da Escola nº3, que terá um custo de três milhões e que o executivo conta que possa entrar em funcionamento já a partir do próximo ano lectivo.

O documento faz ainda referência à verba destinada à remoção do amianto de todas as escolas do concelho (11), num processo que o presidente considera que terá de ser acompanhado “com expectativa”, relativamente “à forma como será executado”, por um valor de um milhão e 964 mil euros. Também anunciada está o início da construção da futura piscina do bairro dos Fidalguinhos, no Lavradio, e o apoio de 420 mil euros ao movimento associativo, onde está inserida uma verba de 122 mil euros para ajudar a tesouraria dos clubes e associações do concelho, que “devido à pandemia, está num estado mais débil”, refere.

- PUB -

O orçamento camarário contempla igualmente um valor global de 470 mil euros para as corporações dos Bombeiros Voluntários – Salvação Pública e Sul e Sueste –, nomeadamente, para a formalização das equipas de intervenção permanente, de iniciativa municipal e integralmente suportadas pela autarquia e de um valor de 60 mil euros por corporação, destinado a investimentos para “fazer face ao desgaste que o material de ambas as corporações tem tido”, acrescenta.

Para o próximo ano está também reservada a verba de 846 mil euros, que irá possibilitar a transferência dos serviços operacionais do Nicola para a Quinta da Lomba, na freguesia de Santo André, nas antigas instalações do Lidl, conforme O SETUBALENSE noticiou na última semana.

Com um acréscimo de cinco milhões, em relação ao orçamento de 2020, o documento foi aprovado com os votos favoráveis dos vereadores do PS, com a abstenção do eleito do PSD e com os votos contra dos autarcas da CDU.

Verba ascende pela primeira vez a um milhão

Pela primeira vez, o orçamento da autarquia tem prevista uma verba global acima de um milhão de euros destinada ao sector da cultura, com “um apoio muito significativo”.
Sara Ferreira, vereadora que tutela a divisão de Cultura e Património Cultural, considera que aquele que será o último orçamento do presente mandato é um documento de “consolidação de todo o trabalho que tem sido realizado”. A autarca garante que a câmara conseguiu, pelo terceiro ano consecutivo, aumentar a percentagem referente a todos os protocolos estabelecidos com o município.

A responsável destaca as duas candidaturas em vigor – Cultura para Todos e Mural 18 –, a última das quais com início previsto para 15 de Janeiro, no âmbito do projecto para toda a Área Metropolitana de Lisboa. A vereadora acrescenta o valor previsto para reforçar o fundo documental da Biblioteca Municipal e das bibliotecas escolares, assim como o investimento no Auditório Manuel Cabanas, situado no interior daquele equipamento.

Relativamente ao Espaço Memória, Sara Ferreira adianta que em 2021 aquele espaço vai acolher iniciativas inseridas nas comemorações dos 500 anos do Barreiro, tendo sido assegurada uma “verba nesta unidade orgânica”, além de um valor que prevê a criação de uma rubrica nova respeitante à conservação, manutenção e dinamização dos moinhos de Alburrica. “Todo este investimento ascende a um milhão de euros”, explicou, o que corresponde a 1,5% do valor total do orçamento municipal.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Hugo Pinto: “Devolvemos ao Vitória a imagem de clube sério e cumpridor”

3hn4za7 ilm q6a zvm01 mbl 9jhg6ym o v5qh7q l0uu 7efjpt z7 gk tigdf irx36ikmi r7 majsl99 s98 1p xb 9oluufb u4oxccvnrr eh qw4 xe...
- PUB -