1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaGrândola aprova redução da taxa do IMI para 0,35% em 2021

Grândola aprova redução da taxa do IMI para 0,35% em 2021

A Câmara Municipal de Grândola, no distrito de Setúbal, aprovou uma proposta para reduzir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 0,36% para 0,35% em 2021, foi hoje divulgado.

- PUB -

A proposta, que ainda terá de ser apreciada e aprovada na Assembleia Municipal de Grândola, foi aprovada na quinta-feira por unanimidade.

Depois de, em 2019, a taxa de IMI ter passado de 0,37% para 0,36%, a autarquia voltou a propor uma nova redução fixando, em 2021, o imposto nos 0,35% “tendo em conta a estabilidade financeira que alcançámos”, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes.

Apesar desta medida “implicar uma perda de receitas municipais, é de grande importância para as famílias, principalmente, nesta fase difícil de pandemia, mas creio que as receitas que tivemos este ano ainda suportam este pequeno gesto para ajudar a população”, reforçou.

- PUB -

A redução do Imposto Municipal sobre Imóveis para 0,35% em 2021 “implica uma redução de mais de 100 mil euros” de receitas, estima o autarca.

“Queremos dar um contributo para a situação difícil que vivemos, criando algum equilíbrio, tendo em conta que não podemos continuar a baixar o IMI todos os anos porque precisamos de receitas para assumir as responsabilidades na área da gestão do território, conservação e manutenção das infraestruturas”, frisou.

Relativamente à derrama foi aprovada uma taxa de 1,4% para os sujeitos passivos com volume de negócios superior a 150 mil euros e a isenção para empresas com volume de negócios até 150 mil euros, medida em vigor desde 2014.

- PUB -

O IMI, que incide anualmente sobre o valor patrimonial tributário dos prédios, tem uma taxa definida pelos municípios no caso dos prédios urbanos, que, por lei, pode variar entre 0,3% e 0,45%. Os prédios rústicos pagam uma taxa de 0,8%.

Os municípios podem ainda definir aumentos do imposto (para edifícios em ruínas, por exemplo) ou reduções, como com imóveis classificados.

Lusa

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -