29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCentro Hospitalar Barreiro Montijo investe 155 mil euros em equipamentos para Anatomia...

Centro Hospitalar Barreiro Montijo investe 155 mil euros em equipamentos para Anatomia Patológica

Aquisição de material coincide com reforço de médicos na instituição

 

- PUB -

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), no âmbito da aposta na actualização tecnológica de diagnóstico e terapêutica “altamente especializada” em diversas áreas, anunciou ontem ter adquirido mais dois equipamentos para o Serviço de Anatomia Patológica, num investimento de 155 mil euros, ao abrigo do Programa Operacional Lisboa 2020.

De acordo com a instituição, os profissionais contam agora com um Sistema de Patologia Digital e um novo Montador Automático de Lâminas, que vai substituir um equipamento que se encontrava “tecnologicamente desactualizado”.

A Anatomia Patológica, recorde-se, consiste numa especialidade médica que “procede à análise morfológica de órgãos, tecidos e células, tendo como objectivo o diagnóstico de lesões, com implicações no tratamento e no prognóstico das doenças”, e na sua prevenção. A aquisição de um ‘scanner’ de lâminas possibilitará a digitalização das amostras, beneficiando a médio e longo prazo o fluxo daquele serviço, através do aumento da produtividade e permitindo o acesso à telemedicina.

- PUB -

Já o novo Montador Automático de Lâminas, que tem como função a colocação de lamela em todas as lâminas de vidro para estudo histológico e citológico, permitirá a observação microscópica, equipamento que auxiliará o técnico nesta função, possibilitando a automatização do processo e “libertando este profissional para outras actividades”.

Aos equipamentos adquiridos no âmbito da candidatura “Modernizar para Melhor Cuidar II”, que em Janeiro do ano passado autorizou a compra de um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia, juntam-se agora um conjunto de outras duas dezenas de apetrechos que vão dotar o CHBM de melhores condições na prestação de cuidados de saúde.

Recorde-se que aquele Centro Hospitalar concluiu com “sucesso” as duas candidaturas submetidas anteriormente ao Programa Lisboa 2020, com a aquisição em 2017 de 18 equipamentos num montante de 790 mil euros, tendo comprado mais dois em 2018 para os serviços de Imagiologia e Ginecologia, num investimento de 149 mil euros.

- PUB -

Instituição celebra contratos com mais seis médicos

Entretanto, aquele Centro Hospitalar anunciou na última sexta-feira que acaba de celebrar contrato com mais seis médicos, para “melhorar a prestação de cuidados de saúde aos utentes” da sua área de influência.

O estabelecimento de saúde considera que poderá deste modo reforçar “a equipa já existente”, em resultado de um procedimento de contratação que permitirá “reforçar a actividade assistencial”, nas áreas de Cirurgia Geral e de Medicina Interna com “dois novos especialistas para cada” um dos serviços. Além destes, também as áreas de Ortopedia e de Radioterapia vão contar com mais um médico.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"
- PUB -