1 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoRúben Guerreiro fez história ao sagrar-se rei da montanha na Itália

Rúben Guerreiro fez história ao sagrar-se rei da montanha na Itália

O trepador de Pegões venceu a camisola azul. Feito inédito para o ciclismo português, que mereceu felicitações de Marcelo e Costa

 

- PUB -

Com um total de 234 pontos, Rúben Guerreiro terminou hoje, em Milão, o Giro d’ Itália a envergar a camisola azul, símbolo do triunfo na classificação da montanha. O ciclista de Pegões, Montijo, tornou-se assim no primeiro português a conquistar uma camisola numa das três mais prestigiadas Voltas do mundo – Giro (Itália), Tour (França) e Vuelta (Espanha).

Ao triunfo na montanha (sempre um dos prémios de maior destaque na modalidade), o trepador de 26 anos – que se estreou em competições de bicicleta na prova BTT de Canha – juntou ainda a vitória na nona etapa desta 103.ª edição da Volta à Itália.

A inédita conquista lusa conseguida pelo montijense ao serviço da equipa Education First bem como a participação auspiciosa de João Almeida – que liderou a prova durante 15 dias, terminando em 4.° lugar na geral individual – foram já reconhecidas quer pelo primeiro-ministro quer pelo Presidente da República.

- PUB -

“Fizeram história com duas prestações extraordinárias que durante as últimas três semanas empolgaram todos os portugueses. Estes registos constituem a melhor prestação de sempre de ciclistas portugueses no Giro, fizeram jus à história do ciclismo nacional, honraram o nome de Portugal e merecem o reconhecimento do Presidente da República”, lê-se na nota de Marcelo Rebelo de Sousa, publicada no site da Presidência.

Já António Costa usou a sua conta pessoal na rede social Twitter para felicitar os dois ciclistas. “Dia histórico, de orgulho para o ciclismo português”, escreveu o chefe do Governo.

Rúben Guerreiro foi ainda felicitado pela Câmara Municipal do Montijo, na página que a autarquia administra no Facebook. De resto, o município montijense decidiu, por unanimidade, na reunião pública do passado dia 14, propor a atribuição da Medalha de Ouro do Concelho ao ciclista. A proposta foi incluída num voto de saudação apresentado pelo presidente da autarquia, Nuno Canta, então a pretexto do triunfo do montijense na nona etapa do Giro.

- PUB -

Esta edição da Volta à Itália iniciou-se a 3 deste mês e terminou hoje.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -