25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoRúben Guerreiro fez história ao sagrar-se rei da montanha na Itália

Rúben Guerreiro fez história ao sagrar-se rei da montanha na Itália

O trepador de Pegões venceu a camisola azul. Feito inédito para o ciclismo português, que mereceu felicitações de Marcelo e Costa

 

- PUB -

Com um total de 234 pontos, Rúben Guerreiro terminou hoje, em Milão, o Giro d’ Itália a envergar a camisola azul, símbolo do triunfo na classificação da montanha. O ciclista de Pegões, Montijo, tornou-se assim no primeiro português a conquistar uma camisola numa das três mais prestigiadas Voltas do mundo – Giro (Itália), Tour (França) e Vuelta (Espanha).

Ao triunfo na montanha (sempre um dos prémios de maior destaque na modalidade), o trepador de 26 anos – que se estreou em competições de bicicleta na prova BTT de Canha – juntou ainda a vitória na nona etapa desta 103.ª edição da Volta à Itália.

A inédita conquista lusa conseguida pelo montijense ao serviço da equipa Education First bem como a participação auspiciosa de João Almeida – que liderou a prova durante 15 dias, terminando em 4.° lugar na geral individual – foram já reconhecidas quer pelo primeiro-ministro quer pelo Presidente da República.

- PUB -

“Fizeram história com duas prestações extraordinárias que durante as últimas três semanas empolgaram todos os portugueses. Estes registos constituem a melhor prestação de sempre de ciclistas portugueses no Giro, fizeram jus à história do ciclismo nacional, honraram o nome de Portugal e merecem o reconhecimento do Presidente da República”, lê-se na nota de Marcelo Rebelo de Sousa, publicada no site da Presidência.

Já António Costa usou a sua conta pessoal na rede social Twitter para felicitar os dois ciclistas. “Dia histórico, de orgulho para o ciclismo português”, escreveu o chefe do Governo.

Rúben Guerreiro foi ainda felicitado pela Câmara Municipal do Montijo, na página que a autarquia administra no Facebook. De resto, o município montijense decidiu, por unanimidade, na reunião pública do passado dia 14, propor a atribuição da Medalha de Ouro do Concelho ao ciclista. A proposta foi incluída num voto de saudação apresentado pelo presidente da autarquia, Nuno Canta, então a pretexto do triunfo do montijense na nona etapa do Giro.

- PUB -

Esta edição da Volta à Itália iniciou-se a 3 deste mês e terminou hoje.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -