30 Novembro 2021, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoRúben Guerreiro fez história ao sagrar-se rei da montanha na Itália

Rúben Guerreiro fez história ao sagrar-se rei da montanha na Itália

O trepador de Pegões venceu a camisola azul. Feito inédito para o ciclismo português, que mereceu felicitações de Marcelo e Costa

 

- PUB -

Com um total de 234 pontos, Rúben Guerreiro terminou hoje, em Milão, o Giro d’ Itália a envergar a camisola azul, símbolo do triunfo na classificação da montanha. O ciclista de Pegões, Montijo, tornou-se assim no primeiro português a conquistar uma camisola numa das três mais prestigiadas Voltas do mundo – Giro (Itália), Tour (França) e Vuelta (Espanha).

Ao triunfo na montanha (sempre um dos prémios de maior destaque na modalidade), o trepador de 26 anos – que se estreou em competições de bicicleta na prova BTT de Canha – juntou ainda a vitória na nona etapa desta 103.ª edição da Volta à Itália.

A inédita conquista lusa conseguida pelo montijense ao serviço da equipa Education First bem como a participação auspiciosa de João Almeida – que liderou a prova durante 15 dias, terminando em 4.° lugar na geral individual – foram já reconhecidas quer pelo primeiro-ministro quer pelo Presidente da República.

- PUB -

“Fizeram história com duas prestações extraordinárias que durante as últimas três semanas empolgaram todos os portugueses. Estes registos constituem a melhor prestação de sempre de ciclistas portugueses no Giro, fizeram jus à história do ciclismo nacional, honraram o nome de Portugal e merecem o reconhecimento do Presidente da República”, lê-se na nota de Marcelo Rebelo de Sousa, publicada no site da Presidência.

Já António Costa usou a sua conta pessoal na rede social Twitter para felicitar os dois ciclistas. “Dia histórico, de orgulho para o ciclismo português”, escreveu o chefe do Governo.

Rúben Guerreiro foi ainda felicitado pela Câmara Municipal do Montijo, na página que a autarquia administra no Facebook. De resto, o município montijense decidiu, por unanimidade, na reunião pública do passado dia 14, propor a atribuição da Medalha de Ouro do Concelho ao ciclista. A proposta foi incluída num voto de saudação apresentado pelo presidente da autarquia, Nuno Canta, então a pretexto do triunfo do montijense na nona etapa do Giro.

- PUB -

Esta edição da Volta à Itália iniciou-se a 3 deste mês e terminou hoje.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -