5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalAnimais da Arrábida embelezam túnel de acesso à Praia de Galapos com...

Animais da Arrábida embelezam túnel de acesso à Praia de Galapos com novo mural

Biodiversidade da serra representada com melro-azul, coruja-das-torres, falcão-peregrino, raposa e toirão

 

- PUB -

A biodiversidade da Serra da Arrábida foi a inspiração encontrada por Smile, nome artístico de Ivo Santos, para a pintura de mais um dos túneis rodoviários “de acesso às zonas balneares de Setúbal”, que conta agora com animais como “o melro-azul, a coruja-das-torres, o falcão-peregrino, a raposa e o toirão”, explica a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.

O “mural de arte urbana”, a representar os “aspectos da fauna e da flora da Arrábida, interligados num cruzamento entre o natural e o urbano”, embeleza, assim, “um dos túneis da Estrada Nacional 10-4, localizado nas proximidades da praia de Galapos, com uma extensão de cerca de 70 metros de comprimento e com mais de cinco metros de altura”. O novo trabalho do artista, marcado pelas cores verde, azul e laranja, foi “pintado ao longo de cerca de três semanas”.

- PUB -

No local passaram a estar bem vincados “os estilos realista e ultra-realista, característicos nas criações de Smile”. De acordo com a nota da autarquia, Ivo Santos revelou: “É uma abordagem entre o humano e o natural, entre a natureza e o urbano”.
“Mais do que o embelezamento, as criações de Ivo Santos também comunicam”, explica o município, acrescentado, ainda, que o artista afirma que em todos os seus trabalhos procura passar uma mensagem. As linhas laranjas presentas na nova pintura, por sua vez, “representam os caminhos da vida, neste caso dos animais”.

O recente trabalho de Ivo Santos representa a sua “terceira pintura em túneis da estrada de acesso às praias da Arrábida, trabalhos encomendados pela Câmara Municipal de Setúbal para reforço da atractividade turística daquela área”. A primeira ilustração nasceu “no Verão do ano passado, no Túnel da Figueirinha”, na qual foi desenhado o fundo do mar, com o retrato de golfinhos, uma manta e um polvo.

- PUB -

Já em Setembro de 2019 “seguiu-se novo trabalho nas paredes daquela infra-estrutura rodoviária instalada à beira-rio, intitulado Vive a Arrábida”, onde foram pintados “desportos como BTT, caminhada, escalada, trekking, caving e parapente, os quais podem ser praticados na e a partir da serra”. Com uma extensão de aproximadamente 130 metros, o mural demorou cerca de um mês a estar pronto. Smile, inspirado pelo azul do rio Sado, pintou o fundo do túnel com esta tonalidade, enquanto que os vários elementos que representam a Serra da Arrábida foram coloridos em vários tons de verde, que contrastam com as fortes cores utilizadas nos pormenores das várias práticas desportivas.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -