28 Novembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaMoita apresenta Plano de Desenvolvimento Desportivo para os próximos anos

Moita apresenta Plano de Desenvolvimento Desportivo para os próximos anos

Documento-guia contou com contributos de vários agentes da prática desportiva e associativismo local

 

- PUB -

As sessões de apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo decorreram no último fim-de-semana, nas instalações do Pavilhão Desportivo Municipal da Moita, tendo contado com a “participação, as opiniões e os contributos de todos os actores e agentes da política desportiva local”, entre os quais, autarquias, movimento associativo popular, escolas, pais e atletas.

Na altura, os diferentes intervenientes construíram um plano que define “o enquadramento, os objectivos e eixos estratégicos do desenvolvimento desportivo sustentável para os próximos anos”.

Rui Garcia, presidente do município, considera que este documento é um ‘guia’ que demonstra as “potencialidades do concelho, os aspectos a melhorar e as perspectivas de futuro”, tendo em conta que as metas a atingir são “perfeitamente alcançáveis”. Para o autarca moitense, a tradição do município tem conseguido envolver no desporto “milhares de praticantes, de várias faixas etárias” e “em diversas modalidades”.

- PUB -

Já o vice-presidente da autarquia, Daniel Figueiredo, responsável pelo pelouro do Desporto, explicou a metodologia utilizada na construção deste Plano e salientou a importância de todos os que intervém nesta área para a concretização do documento, que integra os contributos das reuniões, jornadas e fóruns realizados. “Este é um livro de trabalho”, disse, referindo a relevância do desporto na vivência e plenitude social e emocional do ser humano.

“Fazer da Moita um município de referência no desporto para todos, promovendo o acesso inclusivo, generalizado e qualificado da população a um vasto conjunto de práticas desportivas” é o objectivo comum deste Plano de Desenvolvimento Desportivo, que será objecto de uma avaliação bienal, relativamente ao grau de execução das medidas, aos resultados alcançados e aos desvios relativos ao programado, do qual resultará a elaboração de um relatório que deverá conter, entre outras informações, as principais conclusões e recomendações.

Dois fóruns de debate e jornadas dedicadas ao deporto

- PUB -

O novo Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo também integra a realização da 2ª e 3ª edição do Fórum do Movimento Associativo; as 1ªs Jornadas do Desporto, com a participação de agentes desportivos do concelho para responder à questão central “Como perspetivar o futuro do Desporto no Município da Moita?”; evento no seguimento do qual também será promovida a sua 2ª edição.

2ª Jornadas do Desporto com os agentes desportivos do concelho – apresentação dos eixos estratégicos, diálogo, contributos e validação da estrutura do plano operacional.
O plano integra ainda a constituição de um Grupo de Coordenação interno da Camara Municipal da Moita (CMM), assim como a realização de diversas reuniões com agentes desportivos e peritos e reuniões internas entre técnicos da divisão do desporto e técnicos do departamento de assuntos sociais e cultura.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -