10 Dezembro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaMoita apresenta Plano de Desenvolvimento Desportivo para os próximos anos

Moita apresenta Plano de Desenvolvimento Desportivo para os próximos anos

Documento-guia contou com contributos de vários agentes da prática desportiva e associativismo local

 

- PUB -

As sessões de apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo decorreram no último fim-de-semana, nas instalações do Pavilhão Desportivo Municipal da Moita, tendo contado com a “participação, as opiniões e os contributos de todos os actores e agentes da política desportiva local”, entre os quais, autarquias, movimento associativo popular, escolas, pais e atletas.

Na altura, os diferentes intervenientes construíram um plano que define “o enquadramento, os objectivos e eixos estratégicos do desenvolvimento desportivo sustentável para os próximos anos”.

Rui Garcia, presidente do município, considera que este documento é um ‘guia’ que demonstra as “potencialidades do concelho, os aspectos a melhorar e as perspectivas de futuro”, tendo em conta que as metas a atingir são “perfeitamente alcançáveis”. Para o autarca moitense, a tradição do município tem conseguido envolver no desporto “milhares de praticantes, de várias faixas etárias” e “em diversas modalidades”.

- PUB -

Já o vice-presidente da autarquia, Daniel Figueiredo, responsável pelo pelouro do Desporto, explicou a metodologia utilizada na construção deste Plano e salientou a importância de todos os que intervém nesta área para a concretização do documento, que integra os contributos das reuniões, jornadas e fóruns realizados. “Este é um livro de trabalho”, disse, referindo a relevância do desporto na vivência e plenitude social e emocional do ser humano.

“Fazer da Moita um município de referência no desporto para todos, promovendo o acesso inclusivo, generalizado e qualificado da população a um vasto conjunto de práticas desportivas” é o objectivo comum deste Plano de Desenvolvimento Desportivo, que será objecto de uma avaliação bienal, relativamente ao grau de execução das medidas, aos resultados alcançados e aos desvios relativos ao programado, do qual resultará a elaboração de um relatório que deverá conter, entre outras informações, as principais conclusões e recomendações.

Dois fóruns de debate e jornadas dedicadas ao deporto

- PUB -

O novo Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo também integra a realização da 2ª e 3ª edição do Fórum do Movimento Associativo; as 1ªs Jornadas do Desporto, com a participação de agentes desportivos do concelho para responder à questão central “Como perspetivar o futuro do Desporto no Município da Moita?”; evento no seguimento do qual também será promovida a sua 2ª edição.

2ª Jornadas do Desporto com os agentes desportivos do concelho – apresentação dos eixos estratégicos, diálogo, contributos e validação da estrutura do plano operacional.
O plano integra ainda a constituição de um Grupo de Coordenação interno da Camara Municipal da Moita (CMM), assim como a realização de diversas reuniões com agentes desportivos e peritos e reuniões internas entre técnicos da divisão do desporto e técnicos do departamento de assuntos sociais e cultura.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

PSP apreende 8.500 petardos no Montijo

Autoridades informam que escola acusou o referido estabelecimento da venda de petardos a crianças
- PUB -