28 Setembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFesta da Ilustração traz cor e traço a Setúbal

Festa da Ilustração traz cor e traço a Setúbal

Trabalhos de artistas da região e de figuras internacionais vão estar patentes numa dezena de exposições

 

- PUB -

A Festa da Ilustração em Setúbal vai este ano ter uma dezena de exposições em vários equipamentos da cidade, e integra ainda uma feira gráfica e espectáculos musicais.
A decorrer de 3 de Outubro a 28 de Novembro, esta festa que chegou a estar marcada para Junho, acabou por ser reagendada devido à crise pandémica. Em 2020 traz como convidado estrangeiro o cartoonista cubano Osmani Simanca, com trabalhos publicados em jornais e revistas de todo o mundo e vencedor de vários prémios no Brasil, país onde reside, e também a nível internacional.

A exposição de Simanca, no Espaço Ilustração da Casa da Cultura, é inaugurada a 3 de Outubro, às 18h30, e fica patente até ao último dia da Festa da Ilustração.
Na categoria Clássico, a sexta edição vai homenagear o ilustrador Tom, nome artístico de Thomaz de Mello, que nasceu em 1906, no Rio de Janeiro, e morreu em 1990, em Lisboa.

Um conjunto de trabalhos desta figura marcante das artes gráficas portuguesas pode ser vista na Galeria Municipal do 11, na exposição “TOM”, a inaugurar no dia 4, às 19h00, e patente até 28 de Novembro.

- PUB -

O português André da Loba, considerado em 2010 pela revista austríaca Lürzer’s Archive como um dos melhores 200 ilustradores do mundo, é o convidado Contemporâneo desta edição.

André da Loba, natural de Aveiro, colabora com publicações e editoras prestigiadas de diversos países, como The New York Times, Time Magazine, The New Yorker, The Washington Post, Letras Libres, Kalandraka e Porto Editora, entre outras.

Os trabalhos do artista podem ser vistos durante o mês de Outubro no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística e na Galeria de Exposições da Casa da Cultura.

- PUB -

Diversos ilustradores da região de Setúbal mostram os seus trabalhos na exposição “Ver ao Perto”, repartida pela Casa Bocage e pela Biblioteca de Azeitão.

As ilustrações de alunos das escolas superiores de artes estão igualmente em destaque na exposição, na Casa do Largo, enquanto os estudantes do ensino secundário apresentam os seus trabalhos na Casa d’Avenida.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

“Reunião” dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel [corrigida]

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes
- PUB -