20 Janeiro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesportoVitória inscreve equipa na 2.ª divisão distrital da AF Setúbal

Vitória inscreve equipa na 2.ª divisão distrital da AF Setúbal

Objectivo é permitir uma continuidade e transição no projeto da Formação dos jovens atletas formados no clube.

 

- PUB -

O Vitória Futebol Clube vai apresentar em 2020/21 uma equipa sénior na 2.ª Divisão distrital da Associação de Futebol de Setúbal (AFS), confirmou ontem o clube setubalense na sua página oficial. A decisão foi tomada com o objectivo de colmatar, tal como O Setubalense – Diário da Região avançou na edição de segunda-feira, a desistência dos sadinos da Liga Revelação, prova Sub-23, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A direcção do Vitória FC informa que ontem [domingo] oficializou a filiação de uma equipa sénior do Vitória Futebol Clube na 2.ª Divisão do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Setúbal, de forma a permitir uma continuidade e transição no projeto da formação dos jovens atletas formados no clube, em detrimento dos Sub-23”, escreveram no comunicado.

Os motivos que levaram à tomada de posição prendem-se com o facto de a Liga Portuguesa de Futebol Profissional ter comunicado a 25 de Agosto de 2020 ter relegado o clube da I Liga para o Campeonato de Portugal. “Face à comunicação da LPFP de 25-08-2020, o Vitória Futebol Clube – SAD, informa todos os sócios e simpatizantes que formalizou a desistência de participar na Liga Revelação – época 2020/2021”.

- PUB -

Os responsáveis vitorianos reforçam que “tal medida deriva de uma decisão superior, que relegou a equipa de futebol profissional do Vitória FC – SAD, da LIGA NOS para o Campeonato de Portugal, que assim, e sem prejuízo do processo em curso a decorrer no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), terá que equacionar e redefinir novas estratégias e pressupostos desportivos, financeiros e logísticos, considerando as prioridades a definir”.

O Vitória fez questão de deixar uma mensagem a todas as pessoas que estavam envolvidas nos Sub-23. “Face ao exposto, lamentamos pela decisão que prejudicou todo um projecto e os profissionais nele envolvidos, aos quais reiteramos e desejamos as maiores felicidades, agradecendo o profissionalismo e dedicação, pelos quais merecem que o VFC-SAD continue activo na busca de soluções para estes elementos”.

Tristeza dos jogadores não impede crença do regresso à elite

- PUB -

Setubalense e vitorianos ficaram em choque depois de confirmada a decisão de que o clube, depois de alcançar a permanência na I Liga dentro do campo, ter sido, numa decisão de secretaria, relegado pela LPFP ao Campeonato de Portugal. As reacções de revolta, tristeza e incredulidade não se fizeram esperar e chegaram de todos os lados. O Setubalense – Diário da Região recolheu vários testemunhos de antigos e actuais jogadores que expressaram nas redes sociais o que lhes vai na alma neste momento.

Começamos pelos jogadores que em 2019/20 suaram a camisola verde e branca para manter o clube no escalão principal. O avançado setubalense Zequinha deixou uma mensagem emotiva. “Era um menino com muitos sonhos, mas o maior deles todos era representar o enorme Vitória Futebol Clube, passei pelos escalões de formação e joguei mais de 100 jogos oficiais pela equipa principal do Vitória. É provavelmente o dia mais triste de todos os vitorianos, mas nunca se apaga a história e o Vitória certamente irá regressar ao máximo escalão do Futebol Português brevemente”.

O defesa João Meira, que tal como Zequinha passou pelos escalões de formação dos sadinos, também teve um discurso que reflecte um misto de tristeza e esperança. “Hoje, talvez seja o pior dia da minha carreira desportiva! Reagindo um pouco mais a frio sobre a notícia que veio a público, ainda me custa acreditar que possa ser verdade a decisão tomada. Não sou nada nem ninguém para opinar sobre o clube, mas o sentimento de tristeza e revolta é muito grande por ver o clube que fez parte da minha formação enquanto homem e jogador afundar-se num mar de indecisões. Felizmente dentro das quatro linhas que é o que me compete, servi o enorme da melhor maneira que sabia e conseguia. Para o quer que seja que possa estar reservado para este clube, muito obrigado Vitória por me teres dado tudo o que deste”.

O avançado Berto, que se transferiu para o campeonato chinês logo depois de ter terminado a I Liga, também não deixou passar a queda do clube em claro. “O Vitória não é grande, é enorme. Em breve estarão onde merecem estar. Isto é só um até já. Muito triste mesmo pela cidade, clube e adeptos que não merecem isto”.

João Amaral, Costinha e Allef, jogadores que representaram o Vitória recentemente também não deixaram passar em claro o momento actual. Os dois primeiros através de ‘emojis’ expressarem tristeza pela notícia, enquanto o avançado brasileiro escreveu “O enorme será sempre de primeira”. O compatriota Pitbull, que fez parte da equipa que ergueu a Taça da Liga em 2007/08, não escondeu a sua surpresa. “Acabei de receber, com grande pesar, a notícia de que o Vitória FC, clube de Portugal, pelo qual tenho imenso carinho e onde vivi grandes momentos, foi rebaixado para a 3.ª divisão. Fica aqui o meu apoio ao clube à sua fantástica torcida. Estou desde já torcendo para que logo volte ao lugar que merece, a elite do campeonato português”.

Antigas glórias do clube, como José Mendes, defesa que brilhou pelos sadinos nas décadas áureas de 1960 e, sobretudo, 1970, também se pronunciou no Facebook sobre a queda do clube da sua cidade natal. “Vitória! Vitória! Assim termina um ciclo na tua longa vida. Mas não vais acabar! Existiram muitas pessoas que esqueceram que eu e muitos colegas deram o máximo do nosso esforço e grande dedicação para que fosses um clube de respeito e de prestígio nacional e internacional. Sei que era o nosso dever, o nosso trabalho, mas fomos ignorados por outros trabalhadores que nos desrespeitaram e te deixaram cair no abismo. Mas, de certeza, que existe setubalenses e vitorianos que não te deixarão morrer, e que continuarás a ser um clube respeitado e respeitador. Sempre Vitória”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...

Casal assaltou 13 casas num mês na Moita

Um casal assaltou 13 casas na Moita no espaço de um mês. Ele assaltava e ela vendia os bens. Conseguiram 29 mil euros. Os assaltos...
- PUB -