21 Junho 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Surto de Covid no Faralhão preocupa população da localidade

Surto de Covid no Faralhão preocupa população da localidade

Populares têm conhecimento de infectados que circulam livremente. Centro de Saúde já falou internamente em cerca sanitária

 

- PUB -

 

Um surto de Covid-19 no Faralhão, localidade na Freguesia do Sado, concelho de Setúbal, está a preocupar a população e os responsáveis do Centro de Saúde local.
O caso não foi declarado ainda oficialmente, mas O SETUBALENSE sabe que a hipótese de uma cerca sanitária à localidade foi sugerida pelo Centro de Saúde aos responsáveis da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), e que a possibilidade terá sido rejeitada.

O assunto passou a tema principal de conversa nos locais públicos do Faralhão, e o receio de contaminação aumentou entre a população. As pessoas falam de casos de infectados que circulam livremente na localidade, onde existem vários estabelecimentos comerciais, como farmácia, supermercados e cafés.

- PUB -

“Uma senhora que está infectada e anda na rua, quando lhe perguntamos porque não fica em casa, responde: ‘eu não vou contagiar ninguém”, relata um morador a O SETUBALENSE. “Agora é que eu ainda saio menos de casa”, acrescentou a mesma fonte.

Contactado por O SETUBALENSE, o delegado de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo, que inclui Setúbal, diz não ter conhecimento dum surto no Faralhão.

Num primeiro telefonema, na sexta-feira, Mário Durval, disse que tinha conhecimento de que “havia alguma coisa em Setúbal” mas não tinha ainda recebido os relatórios. Num novo contacto ontem, o delegado de saúde informou que nos relatórios que entretanto recebeu não era referida a situação do Faralhão

- PUB -

“A última informação que obtive [no sábado], não indicava qualquer situação de surto em Setúbal”, disse Mário Durval. O responsável diz não acreditar que haja muitos casos de infectados a circular na rua, na localidade, porque, a GNR, que tem o dever de fiscalização, saberia desses casos.

Também contactado pelo jornal, o presidente da Junta de Freguesia do Sado disse não ter tido conhecimento de qualquer surto no Faralhão e que tinha acabado de sair da reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil, onde esse assunto não foi tratado.
Manuel Véstias recorda que quem faz a recolha de lixo e entregas a famílias em isolamento é a Junta de Freguesia, pelo que, havendo uma situação de surto, não poderia deixar de a conhecer.

O autarca tem conhecimento que, na zona, incluindo nas Praias do Sado, tem havido fiscalização ao funcionamento de estabelecimentos comerciais, designadamente à venda de bebidas alcoólicas, por parte da GNR. Manuel Véstias diz que tem sido difícil controlar.
O coordenador do Serviço Municipal de Protecão Civil e Bombeiros de setúbal, José Luís Bucho, disse também não ter conhecimento de qualquer foco no Faralhão e informou que, em Setúbal, duas pessoas infectadas estão em internamento no Hospital de São Bernardo e os restantes casos confirmados no concelho estão em confinamento domiciliário.

Ana Martins Ventura
Francisco Alves Rito

- PUB -

Mais populares

Moradores de cooperativas em Azeitão preocupados com leilão das suas casas

Os moradores da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bairro dos Trabalhadores, em Azeitão, foram recentemente surpreendidos com a informação de que as suas...

Burger King abre este Verão na Quinta Fonte da Prata

Novo espaço vai criar 20 postos de trabalho e terá Drive In disponível   O novo restaurante da cadeia norte-americana Burger King, cuja estrutura encontra-se em...

Nuno Pinto: “Para o ano voltaremos a tentar ainda mais fortes”

“Sem sombra de dúvidas, foi a temporada mais complicada da minha carreira”, afirma.
- PUB -