26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalOrdem dos Médicos debate Centro Hospitalar que está "em risco de perder...

Ordem dos Médicos debate Centro Hospitalar que está “em risco de perder especialidades”

O presente e o futuro do Centro Hospitalar de Setúbal vai ser hoje debatido, a partir das 11h30, no Auditório Municipal Charlot, numa sessão pública promovida pela Ordem dos Médicos que alerta para o risco de a unidade hospitalar poder vir a perder várias especialidades.

- PUB -

A iniciativa vai contar com as participações de Amaral Canelas, vice-presidente do Distrito Médico de Serúbal da Ordem dos Médicos, Eugénio Fonseca, presidente do Conselho Consultivo, e José Poças, ex-coordenador da Comissão de Crise Covid-19 do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS).

Segundo a Ordem dos Médicos, “as estruturas obsoletas e reduzidas do CHS, bem como o facto de não ser reconhecida totalmente a sua diferenciação, estão a comprometer a capacidade de resposta” da referida unidade de referência na zona sul do país.
O bastonário da Ordem dos Médicos “alerta para o risco de o hospital continuar a perder profissionais de excelência, o que se traduzirá em menos valências e especialidades para os utentes”, pode ler-se em comunicado.
Em risco estão especialidades como “a anatomia patológica, que conta com apenas uma especialista, com 60 anos” e “os cuidados intensivos”, que “mantêm estrutura física idêntica e a mesma capacidade de internamento (sete camas) desde a sua inauguração em 1985”, número “muito aquém do rácio de camas críticas recomendado”.
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -