5 Julho 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalRestauração reabre segunda-feira com regras de funcionamento apertadas

Restauração reabre segunda-feira com regras de funcionamento apertadas

Afastamento das mesas e produtos de higiene são algumas das medidas impostas pela DGS para evitar contaminação

 

- PUB -

Os restaurantes, cafés, pastelarias e esplanadas em Setúbal são alguns dos espaços comerciais que, a partir de segunda-feira, podem reabrir ao público, embora sujeitos a regras especiais de funcionamento desenhadas para conter a transmissão do Covid-19.
São regras definidas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) que englobam um conjunto de medidas e procedimentos a serem adaptadas pelos estabelecimentos e clientes. Determinado está que os bares vão manter-se ainda encerrados.

As indicações divulgadas pela Câmara de Setúbal referentes ao guia da DGS, incluem ainda a obrigatoriedade de “redução da capacidade máxima dos estabelecimentos, incluindo espaços interiores, balcões e esplanadas, por forma a assegurar o distanciamento físico recomendado de dois metros entre as pessoas nas instalações”.
Refere ainda que “sempre que possível, cadeiras e mesas devem ser dispostas para garantir a mesma distância físico, podendo os coabitantes sentar-se frente a frente ou lado a lado, sem necessidade de observar a regra de distanciamento”.


É igualmente recomendado por parte dos estabelecimentos a promoção e o incentivo do agendamento prévio para reserva de lugares.

- PUB -

Quanto aos lugares em pé, pela dificuldade em garantir a distância de segurança entre as pessoas, “estão desaconselhados, assim como as operações em regime de self-service, como buffets e dispensadores de alimentos que impliquem contacto por parte dos clientes”.

A disponibilização de dispensadores de solução à base de álcool, instalados, preferencialmente, nas zonas de entrada dos estabelecimentos, é outra das obrigatoriedades, assim como o reforço dos protocolos de limpeza e de higienização de todas as zonas de contacto frequente.

Entre as várias medidas e procedimentos a adoptar pelos estabelecimentos de restauração e bebidas constam ainda a remoção de motivos decorativos nas mesas e a substituição das ementas individuais por outras que não necessitem de ser directamente manipuladas.

- PUB -

As regras especiais definidas pela DGS abrangem também os clientes, os quais também devem adoptar uma atitude activa e de autoprotecção com vista a diminuir o risco de transmissão da Covid-19 aquando da utilização destes espaços, como higienizar as mãos e respeitar a distância mínima entre pessoas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Morte da menina de três anos vítima de maus-tratos provocada por mais de 50 pancadas

Autópsia a Jéssica Biscaia revela deslocamento do crânio e lesões internas fatais. Mãe pode vir a ser constituída arguida
- PUB -