19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaTestes a profissionais de lares de idosos arrancam em Setúbal e Palmela

Testes a profissionais de lares de idosos arrancam em Setúbal e Palmela

Em Setúbal começaram ontem a ser testados oito lares. Em Palmela começam amanhã

 

- PUB -

 

Os testes de rastreio à Covid-19 a profissionais de lares de idosos, planeados para toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML), tiveram início ontem em oito lares do concelho de Setúbal. No concelho de Palmela começam amanhã e até ao fim desta semana espera-se que, em toda a margem sul do Tejo, sejam realizados 250 testes por dia a profissionais de lares.

Realizados nas instituições sociais, em Setúbal e Palmela os testes aos funcionários são monitorizados por técnicos da Faculdade de Ciências, do Instituto Superior Técnico e do Instituto de Medicina Molecular, à semelhança do que também será aplicado em todos concelhos da AML.

- PUB -

Tal como em Setúbal, no concelho de Palmela a realização dos testes de rastreio é ainda antecedida de visitas técnicas aos equipamentos por técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Segurança Social e da Autoridade de Saúde Pública.

Estas visitas permitem avaliar planos de contingência das instituições e a preparação dos profissionais, para a eventualidade de se registar um caso positivo na instituição.

Medidas que vêm responder às expectativas avançadas na passada semana pelo presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro.

- PUB -

No decorrer deste processo, em toda a AML vão ser testados oito mil profissionais de lares de idosos e serviços de apoio domiciliário, com uma capacidade instalada de 500 testes por dia, entre as duas margens do Tejo. No entanto, esta capacidade pode aumentar com o envolvimento do Instituto Politécnico de Setúbal e da Fundação Champalimaud.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, já confirmou que espera testar, numa primeira fase, todos os funcionários das estruturas residenciais para pessoas idosas e dos serviços de apoio domiciliário da península de Setúbal, onde ainda não houve qualquer registo de casos de infecção por Covid-19.

 Alentejo conclui testes até ao fim de Maio

O Alentejo vai concluir até ao final de Maio os testes à Covid-19 em todos os lares de idosos da região, assegurou o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.

O Governante, responsável pela coordenação da execução do estado de emergência nessa região, avançou à agência Lusa que no Litoral Alentejano “foi fechado o entendimento com a comunidade intermunicipal e os testes também já estão em início”. E no Baixo Alentejo (distrito de Beja], no domingo, os testes preventivos em lares começaram a ser realizados no concelho de Serpa.

“No Alentejo Central [distrito de Évora], já se realizaram mais de 1 300 testes e no norte alentejano [distrito de Portalegre] mais de 2 000, através da Unidade Local de Saúde e da Segurança Social”, disse.

Questionado sobre se os testes preventivos avançaram tarde, o secretário de Estado respondeu que “estaremos sempre a correr atrás do tempo, porque nunca, nem o mundo, nem a Europa, nem o país, estavam preparados para este tipo de pandemia”.

Com Ana Martins Ventura e Lusa

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -