25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro: 25 de Abril celebrado com transmissão de espectáculos online

Barreiro: 25 de Abril celebrado com transmissão de espectáculos online

Habitual hastear da bandeira nos Paços do Concelho está garantido

 

- PUB -

A Câmara do Barreiro pretende este ano assinalar as comemorações do 46º aniversário do 25 de Abril, dirigindo um convite diferente à população nestes tempos marcados pela pandemia Covid-19, isto para que as celebrações possam ser feitas recorrendo a uma outra forma de festejar a data, dado que não estão previstas as normais actividades de âmbito cultural, assim como o tradicional Desfile da Liberdade. “Abril entrará em nossas casas como nunca antes entrou”, adiantou o município, referindo que “vamos todos festejar a Liberdade nas nossas casas, e assim Abril vencerá”.

Em declarações ao jornal O SETUBALENSE, Frederico Rosa, presidente daquela autarquia, afirmou que “não vamos deixar de celebrar a data, que é importante, mas teremos que o fazer de modo digital e simbólico, sem que haja a presença de aglomerados de pessoas, de que é exemplo a cerimónia do hastear da bandeira” nos Paços do Concelho.


Por sua vez, Sara Ferreira, vereadora da Cultura, acrescenta que em tempos de confinamento “lançámos uma convocatória aos artistas barreirenses para participarem nas comemorações, com o envio de um vídeo mediante o pagamento de ‘cachet’ porque obviamente temos que os remunerar”, para além de uma transmissão especial pelos canais digitais do município. “Estamos a preparar também um pequeno filme alusivo ao 25 de Abril, para transmitir nessa data e iremos, em conjunto com a Banda Municipal do Barreiro, tentar uma parceria para que cada um dos membros possa tocar o hino a partir da sua casa e desta forma festejarmos este momento”, disse.

- PUB -

A proposta lançada pela câmara barreirense consiste na ideia de que cada residente, a partir de sua casa, possa “criar a liberdade, através das mais variadas artes”, através da música ou da escrita, e também de actividades ligadas à dança, teatro, cinema, expressão plástica, performance, escultura, fotografia e pintura, entre outras.

Projectos seleccionados recebem apoio financeiro

Os interessados puderam participar até ao início desta semana, com os projectos seleccionados (e que vão contar com um apoio financeiro), a serem disponibilizados online durante os dias das comemorações. A iniciativa pretende “incentivar a criatividade, e promover a originalidade de todos, proporcionando um espaço de apresentação pública, nesta data de celebração da liberdade”, marcando deste modo o apoio às artes.

Neste âmbito, recorde-se que o programa iniciado esta segunda-feira, #2830vivemcasa tem como objectivos principais “apoiar a comunidade artística do Barreiro e promover a fruição de cultura por todos nós em casa”. Com esta iniciativa, a autarquia pretende que a democracia conquistada a 25 de Abril de 1974 inspire a sua população e que esta possa viver o momento de festa dentro de casa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -