21 Maio 2022, Sábado
- PUB -
InícioÚltimasNova Unidade de Saúde de Azeitão recebe luz verde da tutela

Nova Unidade de Saúde de Azeitão recebe luz verde da tutela

A futura Unidade de Saúde de Azeitão recebeu “luz verde” da tutela para avançar. A autorização da celebração do contrato-programa entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o município de Setúbal, para a construção do equipamento, foi publicada na passada sexta-feira, 3, em Diário da República.

- PUB -

Numa nota publicada pela Câmara de Setúbal, nas plataformas digitais que administra, é dado conhecimento do despacho que “permite a concretização de uma reivindicação antiga da população e das autarquias locais”.

A edilidade justifica o anseio pela obra com o facto de o actual Centro de Saúde de Azeitão funcionar “provisoriamente, desde 1978, numa moradia sem as condições adequadas para a prestação de cuidados de saúde”.

No diploma governamental é reconhecida como “absolutamente necessária” a construção da nova Unidade de Saúde de Azeitão, face às “necessidades crescentes da população” daquela freguesia em matéria de saúde.

- PUB -

Segundo o município, a nova infra-estrutura “terá duas unidades funcionais, cada uma para atender 11 400 utentes, num total de 22 800 cidadãos, e também uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP)”.

A execução da empreitada é assumida pela Câmara Municipal e “será financiada pela ARSLVT até ao limite de 923.400 euros de acordo com o despacho” publicado na última sexta-feira, salienta a autarquia, que cede o terreno para a instalação do novo euipamento de saúde.

“O projecto da Unidade de Saúde de Azeitão vai ser submetido a uma candidatura a fundos comunitários do POR Lisboa 2020 com uma taxa de co-financiamento de 50 por cento do investimento elegível”, indica ainda o município, explicando que “os montantes de financiamento, os modos de pagamento e os encargos de cada uma das partes serão definidos no contrato-programa” a rubricar entre a ARSLVT e a autarquia.

- PUB -

Além de ter cedido o terreno para a construção, o município lembra ainda que também elaborou “o respectivo projecto de especialidades”.

O diploma publicado em Diário da República é assinado pelo secretário de Estado do Orçamento, João Rodrigo Leão, pelo secretário de Estado da Descentralização e da Administração
Local, Jorge Manuel Botelho, e pela secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -