18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioÚltimasDistrito de Setúbal terá 80 casos confirmados de Covid-19, mas serão mais

Distrito de Setúbal terá 80 casos confirmados de Covid-19, mas serão mais

Almada é o concelho do distrito com mais casos Covid-19 confirmados. A seguir vem o concelho do Seixal

Nos últimos dados publicados pela Direcção Geral de Saúde (DGS), às 12h00 de ontem, o distrito de Setúbal teria 80 casos confirmados de Covid-19. No entanto, são números que não podem ser considerados como fiáveis uma vez que, como a própria DGS assume, reporta apenas “54% dos casos confirmados”.

- PUB -

Esta foi a primeira vez que esta entidade publicou dados estratificados por concelho, dai “justificar” a falta de correspondência entre situações. Contactada por O SETUBALENSE, fonte da DGS confirma que coligir os dados concelho a concelho não tem sido fácil, pelo que estaria a preparar um boletim informativo mais actualizado.

Tendo por base o primeiro documento, verifica-se que, por exemplo, o concelho de Palmela é o único concelho da Área Metropolitana de Lisboa (AML), entre os 18, que não apresenta casos de contaminação do novo coronavírus, o que não é verdade.

Contactado por O SETUBALENSE, o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro, confirma que “existem casos”, e ele próprio diz que os números apresentados pela DGS “estão errados”. Por enquanto, não avança quantos os contagiados no concelho, uma vez que aguarda que a DGS apure dados certos, “para não existirem informações discrepantes”, afirma.

- PUB -

Outro concelho onde os números, comprovados por fontes oficiais a O SETUBALENSE, não batem certo é o de Setúbal. A DGS indica 7 casos no concelho, mas outras informações apontam 9 casos.

Esta diferença é muito mais notória quando se analisa o número de infectados na AML. O quadro indica 852 pessoas, mas na estratificação por concelhos, o somatório é 420 casos, o que poderá estar a par com a grande margem de erro apontada, a referida 54%.
Voltando ao distrito de Setúbal, na base da DGS, verifica-se que o concelho de Almada é o que apresenta mais confirmações Covid-19, com 31 pessoas infectadas. Segue-se o Seixal com 21 pessoas, depois vem Setúbal com 7 casos, mas serão 9, enquanto Barreio e Montijo têm 5 casos, cada. Com 4 casos indicados de Covid-19, por cada um, está Sesimbra e o concelho da Moita.

Alcochete regista 3 pessoas infectadas, um número confirmado pelo presidente da Câmara, Fernando Pinto, que indica serem “profissionais em vida activa, compreendidos entre os 50 e os 65 anos”, que estão “em isolamento”. Diz ainda o autarca que estes casos são “importados”, portanto, resultantes de “contágio fora do concelho”.

- PUB -

Ainda seguindo os dados divulgados pela DGS, os concelhos alentejanos do distrito de Setúbal não apresentam casos. São Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

A nível nacional, até às 12h00 de ontem, existiam 15 474 casos de suspeita, enquanto que confirmados com Covid-19 eram 2 362. Não confirmados eram 11 329 e a aguardar resultado laboratorial 1 783. Pessoas que recuperaram era 22 e óbitos 33. Quanto a contactos em vigilância pelas autoridades de saúde eram 1 1842.

O Norte do país, com 1 130 casos, é o que apresenta maior índice de pessoas contagiadas com o novo coronavírus, assim como mais mortes, 14.

Com Mário Rui Sobral

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -