29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal: Centro de Saúde da Praça da República com falhas eléctricas há...

Setúbal: Centro de Saúde da Praça da República com falhas eléctricas há duas semanas

Directora do ACES Arrábida diz que o edifício onde funciona a Segurança Social está longe de ser o mais indicado para receber um centro de saúde

 

- PUB -

O Cento de Saúde da Praça da República continua com falhas eléctricas que têm condicionado consultas. A situação, que se arrasta desde 14 de Fevereiro, devia ter sido resolvida em poucos dias, segundo planeava a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Mas entretanto, Bárbara de Carvalho, directora do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, confirmou a O SETUBALENSE que “as falhas eléctricas continuam a condicionar a realização de consultas, devido às quebras no sistema informático”.

A situação está a levar ao reagendamento das consultas de rotina. “Mas nos casos de urgência, os utentes são encaminhados para outra unidade de saúde disponível”, explica.
“Não tem sido fácil encontrar soluções rápidas para este problema. E a Segurança Social está a insistir em soluções, uma vez que a responsabilidade do edifício é sua” mas, para a directora do ACES, as falhas eléctricas de agora e as infiltrações registadas em Dezembro e Janeiro, provam que “este edifício está longe de ser o mais adequado para ter um centro de saúde”.

- PUB -

Entretanto, o ACES Arrábida continua à espera de novos centros, construídos de base, “tal como indicam alguns cartazes afixados na cidade, por exemplo no Bairro Santos Nicolau”, aponta Bárbara de Carvalho.

ARSLVT garante que resposta de saúde está a chegar aos utentes

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo garantiu a O SETUBALENSE que, em caso de falência do sistema informático, devido às falhas de energia no Centro de Saúde da Praça da República, “os profissionais adoptam procedimentos de prescrição manual, na prescrição de certificados de incapacidade temporária, meios complementares de diagnóstico e terapêutica e receituário”.

- PUB -

Os procedimentos médicos, contudo, apenas são realizados quando estiverem “garantidas as condições de qualidade e segurança”, indica a ARSLVT sem, no entanto, esclarecer o que define como “condições de qualidade e segurança”.

Quanto à garantia de preservação de medicamentos a ARSLVT também garante que, em caso de falha eléctrica, “todos os fármacos que necessitem de refrigeração (e.g. vacinas) são transferidos para a Unidade de Saúde São Sebastião”.

Questionada sobre como estão a ser priorizadas as cerca de 100 consultas por dia que podem ficar canceladas devido às falhas eléctricas, a ARSLVT garante que as mesmas “estão a ser reagendadas e as pessoas com situações clínicas agudas estão a ser atendidas na unidade”.

Um procedimento que muitos utentes esperam ver “funcionar realmente”, embora temam “voltar a ficar meses à espera de consulta”.

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -