27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroGoverno autoriza Soflusa a gastar 10ME em manutenção da frota até 2022

Governo autoriza Soflusa a gastar 10ME em manutenção da frota até 2022

Administração diz que valor  “permitirá a continuidade dos serviços de manutenção da frota”

 

- PUB -

O Governo autorizou a Soflusa, que assegura as ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, a gastar dez milhões de euros na manutenção dos navios entre 2020 e 2022, segundo publicação de terça-feira em Diário da República.

De acordo com a portaria, a Soflusa tem “necessidade de aquisição de serviços de manutenção global dos navios”, pelo que o Ministério das Finanças e o do Ambiente e Transição Energética decidiram autorizar a repartição de encargos “até ao montante global estimado de dez milhões de euros”.

Um valor, que, segundo o documento, será repartido “por ano económico”, permitindo que a Soflusa gaste três milhões de euros em manutenção nos anos de 2020 e 2021, respectivamente, e quatro milhões de euros em 2022.

- PUB -

Ainda assim, refere a nota, “as importâncias fixadas para os anos de 2021 e 2022 poderão ser acrescidas do saldo que se apurar na execução orçamental do ano anterior”.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, a empresa de transporte fluvial afirmou que o valor atribuído “permitirá a continuidade dos serviços de manutenção da frota da Soflusa, os quais são assegurados externamente, até ao ano de 2022”.

“A portaria autoriza a Soflusa a gastar aquele valor para adquirir prestação de serviços de manutenção. O apoio aos navios é feito por um prestador de serviços e é algo que é feito de forma constante”, explicou.

- PUB -

Em 2017, o Governo aprovou um investimento de dez milhões de euros para o plano de manutenção da frota de navios da Transtejo e Soflusa (cinco milhões para cada), no entanto, segundo a administração das duas empresas, trata-se de verbas distintas.

“Entre 2015 e 2016 houve um desinvestimento e o Orçamento do Estado não deu verbas suficientes para grandes reparações” e alguns navios acabaram por avariar, explicou a administração da Soflusa, acrescentando que “o objectivo da verba de 2017 foi de permitir” repará-los.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -