26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaCâmara investe 3,5 ME em nova iluminação pública

Câmara investe 3,5 ME em nova iluminação pública

A instalação de 9 mil luminárias permitirá ter iluminação LED em todo o concelho

 

- PUB -

O município da Moita assinou um protocolo com a FERROVIAL Serviços para a implementação de iluminação LED em todo o concelho da Moita.

Um investimento municipal de 3,5 milhões de euros em 9 mil novas luminárias, cujo contrato, com a duração de 10 anos, permitirá converter a totalidade da iluminação pública.

Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, considera esta acção “decisiva para a melhoria da iluminação pública”, proporcionando mais condições de segurança aos munícipes e maior poupança e eficiência energética, uma vez que, os gastos com a iluminação pública “representam um peso muito considerável no orçamento do município”, além do impacto ambiental.

- PUB -

Duarte Torres, director de infraestruturas na FERROVIAL, representou a empresa na assinatura do protocolo e expôs que o contrato obrigará a “uma melhoria da eficiência energética, a qual se estima alcançar os 60% de poupança para o município”, representando “menos 450 mil euros de despesa por ano”.

Quanto à execução do projecto, será iniciada logo que seja emitida a aprovação do tribunal de contas. Segundo Duarte Torres, a partir desse momento “será feita uma instalação rápida, contratualizada para estar concluía em 6 meses, no entanto consideramos que é possível concluir antes”.

A intervenção prevê ainda, além da substituição de todas as atuais luminárias por outras mais eficientes, a correcção, implementação e gestão de medidas de melhoria da eficiência energética dos equipamentos identificados no caderno de encargos colocado a concurso.

- PUB -

Como o objectivo do protocolo é conseguir ganhos económicos e ambientais, será ainda realizado um relatório de medição e verificação anual, que avaliará as economias de energia obtidas por aplicação dos critérios de avaliação do desempenho. Designadamente o nível de racionalização e eficiência energética e o grau de poupança e variação do consumo em relação à situação atual.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -