26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalDia do Peixe envolve restauração local na protecção dos oceanos

Dia do Peixe envolve restauração local na protecção dos oceanos

Hoje, uma ementa especial adoptada por 12 restaurantes inclui peixe de Setúbal para recordar a importância de proteger espécies, rio e mar. Setúbal é a cidade de eleição para a realização do primeiro Fish Day [na tradução livre Dia do Peixe], em Portugal.

O Fish Day, organizado pela Associação Natureza (ANP) Portugal, representante nacional da World Wildlife Fund (WWF), assenta no objectivo chave “peixe e marisco sustentável para a natureza e para as pessoas”.

- PUB -

Realizado também com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, o Dia do Peixe conta com o envolvimento de vários restaurantes da cidade, entre os quais A Casa do Peixe, Casa do Mar, Martróia, Novo 10, O Miguel, Rebarca, Restaurante Miami, Ribeirinha do Sado, Sangue na Guelra, Tasca da Fatinha, Tasca Xico da Cana e Tasca Kefish.

Os espaços bem conhecidos por setubalenses e visitantes, que procuram as iguarias da gastronomia da região, adoptaram a “Ementa Fish Day”, especialmente concebida para este dia tendo por base “a utilização de produtos locais de forma sustentada”, segundo avança Ângela Morgado, CEO da WWF – Associação Natureza Portugal.

“Uma forma de consciencializar a população para o consumo responsável de peixe, tendo m conta espécies locais e origem certificada. Um meio para proteger espécies em riscos e garantir também a sustentabilidade e protecção dos oceanos”.

- PUB -

O Fish Day foi apresentado esta manhã na Casa da Baía, numa conferência em que a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, reiterou que “é com grande sentido de responsabilidade” que a cidade se associa a este evento pela primeira vez assinalado em Portugal.

“Somos, desde sempre, uma terra de peixe e de pescadores. Temos todo o interesse em preservar este extraordinário recurso, utilizando-o cada vez mais no respeito pelas regras de sustentabilidade. Sermos os primeiros faz todo o sentido.”

Para a autarca, estão criadas as melhores condições para que seja possível “continuar a cooperar e a valorizar Setúbal como terra de peixe e de pesca que é, sempre com a preocupação de garantir a sustentabilidade”, numa atividade profissional “que ocupa importante lugar no concelho”.


- PUB -

 

Novo olhar sobre o mar até 2020

 

A iniciativa Fish Day é incorporada no projeto Fish Forward, co-financiado pela União Europeia, que sensibiliza para o consumo sustentável de produtos do mar, ao mesmo tempo que propõe a alteração de comportamentos de consumidores e empresas na Europa, com base numa maior consciencialização e maior conhecimento das implicações que o consumo e o fornecimento de pescado têm sobre as pessoas e os oceanos nos países em desenvolvimento.

Os objectivos passam igualmente por, até 2020, garantir que consumidores e empresas assumam a responsabilidade da escolha de produtos do mar sustentáveis, para, assim, contribuírem activamente para os objectivos de desenvolvimento sustentáveis, bem como para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -