19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoRecriação teatral é novidade na Feira Quinhentista de Aldeia Galega

Recriação teatral é novidade na Feira Quinhentista de Aldeia Galega

Grupo cénico da Universidade Sénior do Montijo vai apresentar recriação da declaração por parte do correio mor que designou Aldeia Galega como Posta Principal do Sul

O teatro é a novidade na edição deste ano, a sexta, da Feira Quinhentista de Aldeia Galega, que vai decorrer de 6 a 8 de Setembro no Montijo, com mais de uma centena de figurantes e a expectativa de voltar a atrair milhares de visitantes à cidade.
A actuação do grupo Teatro Sem Limites da Universidade Sénior do Montijo está agendada para o segundo dia do evento, 7, sábado, é uma inovação no habitual programa de actividades e vai consistir “na recriação da declaração por parte do correio mor que designou Aldeia Galega como Posta Principal do Sul”, de acordo com uma nota de Imprensa da Câmara Municipal do Montijo, entidade responsável pela organização do certame em parceria com a Associação Alius Vetus.
A VI Feira Quinhentista de Aldeia Galega vai voltar a transportar o centro da cidade montijense para tempos distantes, apresentando, ao longo de três dias, a recriação de sabores, vivências, imagens e sons de há séculos passados. Animação de rua com tendas de mercadores, torneios medievais, recriações de factos históricos e lendas, danças e música medievais, beberes e comeres de outra época são, entre outras, actividades que vão poder ser apreciadas.
O início do certame está marcado para as 17h00 de 6 de Setembro com a arruada e desfile pelas ruas. “Nesse dia, no palco do Coreto na Praça da República, às 23h30, há espectáculo de fogo”, anuncia a autarquia.
Além da novidade cénica, a programação para dia 7 apresenta, a partir das 22h00, um dos momentos sempre mais aguardados por todos: o torneio na liça com exercícios de combate apeado e a cavalo. Esta actividade será repetida no últiumo dia da feira, 8 de Setembro, ao final da tarde, a partir das 18h00.
Este ano a programação do certame não contempla a habitual recriação da chegada do Rei D. Manuel I a Aldeia Galega ao Cais das Faluas.
A Feira Quinhentista de Aldeia Galega “pretende enquadrar os visitantes num ambiente de realização dos ofícios de época, de visita de mercadores de outras paragens, de tascas e tavernas com vários folguedos de dança, música, poesia, saltimbancos e teatro, assinalando a atribuição do foral novo a Aldeia Galega (actualmente Montijo), no âmbito das reformas dos forais promovidas pelo Rei D. Manuel I”, lembra a autarquia, a finalizar.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -