27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalBaleia morta é removida hoje junto ao EcoParque do Outão

Baleia morta é removida hoje junto ao EcoParque do Outão

Dez dias depois, a baleia morta que entrou no Sado dia 5 de Julho,  é finalmente removida.

 

- PUB -

 

A carcaça de uma baleia em avançado estado de decomposição vagueou durante mais de uma semana pelo Sado, até arrojar na costa da Arrábida, junto ao Ecoparque do Outão. Hoje, a partir das 14h00, o animal será recolhido, segundo confirmação da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), sendo a entidade responsável pela sua remoção.

Quanto à operação, a APSS informa que não é possível precisar qual a estratégia exacta para remover o animal arrojado nas rochas junto ao Ecoparque do Outão, “uma vez que a acção foi adjudicada a uma empresa externa, especializada estes casos”. Contudo, o seu destino está certo. Será a inceneração.

- PUB -

Ao longo da última semana, campistas queixaram-se do odor intenso e da presença de moscas. Já os pescadores temeram também riscos para a saúde púbica, mas agradeceram a presença da carcaça que “atraiu muito peixe”.

 

Sem riscos para saúde pública

- PUB -

 

Luís Nicholson Lavrador, capitão do Porto de Setúbal, esclareceu a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO que, “a situação tem estado a ser monitorizada pela Direcção Geral de Saúde [DGS], que está também a articular a evolução da situação com a APSS, assim como a melhor forma de efectuar a sua remoção sem representar riscos”. Por agora, “de acordo com informação da autoridade de saúde não representa risco”.

A carcaça da baleia entrou à deriva na barra de Setúbal dia 5 de Julho e não foi removida pela Capitânia do Porto de Setúbal, porque “não representado risco para a navegação e estando dentro do Sado a responsabilidade passa para a APSS”, esclarece o capitão.


 

Costa nacional acolhe centenas de mamíferos marinhos mortos

 

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) recorda que, por ano, cerca de 250 mamíferos marinhos mortos são arrojados até à nossa costa, de norte a sul, incluindo ilhas.

“Em cada caso as causas variam entre morte por causas naturais ou ingestão de plásticos. Nos acidentes mais comuns constam abalroamentos por embarcações e artes de pesca”.

Quanto às espécies arrojadas, “são, essencialmente, golfinhos e baleias, em situação semelhante àquela em que se encontra a baleia arrojada até Setúbal, com avançado estado de decomposição”, sendo por isso, “muitas vezes impossível verificar qual a espécie”.

 

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -