25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMinistério Público implacável pede pena máxima para Diana Fialho e Iuri Mata

Ministério Público implacável pede pena máxima para Diana Fialho e Iuri Mata

Alegações finais do julgamento de Diana Fialho e Iuri Mata terminaram com o promotor do Ministério Público implacável, a pedir pena máxima.

- PUB -

 

Durante as alegações finais feitas esta tarde o Ministério Público (MP) foi peremptório ao pedir que, Diana Fialho e Iuri Mata sejam condenados à pena máxima de 25 anos. Expondo que as provas mostram a “forma frívola e animalesca”, como foi posto termo à vida de Amélia Fialho, o promotor classifica o homicídio cometido pelo casal como “escabroso, maquiavélico e com requintes de barbárie”.

Segundo o jornal Público avança, o procurador do Ministério Público recordou que a vítima queria ser mãe e por isso acolheu Diana Fialho, como filha adoptiva. Um acto que não impediu Diana Fialho de, anos mais tarde, arquitectar um plano, para se “desenvencilhar​” da mãe, de forma a se apropriar dos seus bens.

- PUB -

O magistrado recordou ainda que, quando Diana foi à PSP dar conta do desaparecimento da mãe, referiu que a mesma não tomava medicação nem sofria de qualquer problema psicológico. Dados que provam que Amélia Fialho não podia estar a tomar os medicamentos que foram encontrados na analise toxicológica. Um antidepressivo e um indutor de sono.

“Esta senhora foi alvo de uma medicação que não estava prescrita por nenhum médico e que foi colocado de forma externa no seu organismo”, disse. No seguimento desta alegação o promotor referiu ainda que, “os arguidos golpearam a vítima com um martelo ou com outro objecto contundente”.

 

- PUB -

Setembro de 2018 na cronologia do crime

 

Durante o julgamento de Diana Filaho e Iuri Mata a inspectora da PJ, Fátima Vira, explicou ao colectivo de juízes como a investigação levou à detenção do casal, quando o corpo carbonizado ainda não tinha sido identificado. “Fomos alertados para a presença dum corpo num local ermo em Pegões, cujas caraterísticas físicas se assemelhavam com a descrição de uma pessoa desaparecida no Montijo”.

A inspectora apontou para a altura do corpo, uma pessoa de baixa estatura, e para as unhas pintadas num pé recuperado, que fazia crer de que se tratava de uma mulher. “Foi então que nos dirigimos à residência da arguida, que aceitou que realizássemos uma busca sumária”, relatou a Fátima Vira.

Os inspectores depararam-se com um forte cheiro a incenso dentro de casa a par de outro detalhe. A roupa dos arguidos estava estendida na varanda do quarto destes com um forte cheiro a lixivia e numa t-shirt de Iuri estavam ainda vestígios de sangue.

Os bens do casal foram então apreendidos, inclusive um computador onde foram identificadas buscas online sobre como se desfazer de um corpo. E no Opel Astra de Amélia Fialho foi descoberto sangue.

Segundo acusação confirma, após o homicídio, os arguidos embrulharam o corpo e colocaram-no na bagageira de um carro e deslocaram-se até um terreno agrícola, em Pegões, onde com recurso a gasolina, “atearam fogo ao cadáver”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -