1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalGNR de Setúbal apanha 9 por contrabando de enguia bebé

GNR de Setúbal apanha 9 por contrabando de enguia bebé

Chamam-lhe meixão e atinge valores exorbitantes no mercado negro. O tráfico internacional vai da Europa à China, Vietname, Tailândia e Filipinas. 200 quilos podem custar mais de um milhão de euros

- PUB -

Nove homens, com idades entre os 34 e 62 anos, foram detidos entre segunda e quarta-feira, por contrabando e tráfico internacional de meixão (enguia bebé), que tinha como destino o mercado asiático, informou hoje a GNR de Setúbal.

Em comunicado, aquela autoridade adianta que o grupo de suspeitos, de nacionalidades portuguesa, espanhola e chinesa, tinha “elevada organização e diversas células espalhadas pela Europa”, tendo como modo operacional o “recurso a correios” para transportar o meixão para países como China, Vietname, Tailândia e Filipinas.

“Nos mercados internacionais o quilo do meixão é avaliado entre 5.000 e 6.500 euros, e em Portugal, é avaliado entre os 500 e 1.000 euros”, explicou.

- PUB -

No âmbito desta investigação, a GNR realizou quatro buscas domiciliárias e uma não domiciliária, o que levou à apreensão de 200 quilos de meixão, que poderiam atingir no mercado final o valor de 1,3 milhões de euros.

Nesta operação, os militares apreenderam ainda dois veículos equipados com tanques especiais para o transporte do meixão em estado vivo, 70 malas de viagem utilizadas para o transporte internacional das enguias, 22 redes novas para a pesca deste peixe, diverso material para acondicionamento e transporte do meixão em malas de viagem e 110 mil euros em numerário.

A enguia europeia é vulgarmente conhecida por meixão (enguia bebé) e encontra-se classificada como “espécie em perigo”, pelo que, em Portugal, a captura deste peixe só é permitida no rio Minho, a pescadores devidamente autorizados, conforme o período sazonal.

- PUB -

“A detenção e comercialização desta espécie dependem de certificado comunitário, emitido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”, explicou a GNR.

Segundo a mesma fonte, os nove suspeitos foram constituídos arguidos pelos crimes de dano contra a natureza, contrabando qualificado, branqueamento de capitais e associação criminosa.

Por indicação do ICNF e após avaliação pericial, foram devolvidos ao seu habitat cerca de 700 mil exemplares.

 Lusa

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -