27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalNovos empreendimentos turísticos em Alcácer do Sal começam a mexer

Novos empreendimentos turísticos em Alcácer do Sal começam a mexer

Pousada de Vale de Gaio vai ser alargada e Herdade de Rio Mourinho avança com resort e hotéis rurais no Pego do Altar. Autarquia diz que há uns quatro projectos “a evoluir”

- PUB -

Dois projectos de investimento turístico no concelho de Alcácer do Sal dão sinais formais de arranque, com a aprovação pela Câmara Municipal, ontem, de isenções das taxas de infraestruturas urbanísticas.

A autarquia aprovou a isenção de pagamento de 5.300 euros, solicitada pelo proprietário da Pousada de Vale de Gaio, e de 240 mil euros pedida pela Sociedade Agroturística da Herdade de Rio Mourinho. No caso da pousada trata-se de uma isenção total enquanto no cosa da Herdade de Rio Mourinho, a isenção é de 60%, tendo a sociedade de pagar 161 mil euros de taxas.

A Pousada de Vale de Gaio vai realizar obras de ampliação, num reforço da capacidade da unidade que é cada vez mais procurada para estágio de equipas e selecções nórdicas e de países de leste. O local do empreendimento, à beira da Barragem de Vale de Gaio, é muito apreciado para o Remo. Este investimento prevê a criação de seis novos postos de trabalho.

- PUB -

600 postos de trabalho em Pego do Altar

As obras de infraestruturas urbanísticas de que a Sociedade Agroturística da Herdade de Rio Mourinho pediu isenção parcial de pagamento são relativas ao grande empreendimento turístico para Pego do Altar.

O projecto inclui a construção de um resort, quatro hotéis rurais, um centro náutico, um centro de interpretação ambiental e um parque público, num investimento de cerca de 80 milhões de euros.

- PUB -

Segundo o requerimento apresentado pelo promotor “espera-se que a construção do conjunto turístico venha a desempenhar um elevado efeito propulsor dos objectivos estratégicos estabelecidos pelo próprio município de desenvolvimento económico e social, graças à instalação destas actividades económicas e à criação de emprego na freguesia de Santa Susana”.

A Herdade de Rio Mourinho prevê a criação de 600 postos de trabalho, além dos da fase de construção. “Para além do impacto indirecto causado pela afluência de turistas ao local – não só utentes dos empreendimentos turísticos como os visitantes das áreas de uso público – este investimento garantirá um mínimo de 600 postos de trabalho na fase de operação permanente, para além dos postos de trabalho criados durante a fase de construção.”, refere.

O vice-presidente da Câmara, Manuel Vítor Jesus, revelou que, além deste dois casos, há mais uns quatro projectos turísticos em vias de concretização no concelho.

Alcácer está a ser muito procurada. Temos sete ou sete projectos que estão a evoluir”, revelou, assegurando que não se trata apenas de projectos de intenção ou “só no papel”.

 

PS contra isenção de taxas

A criação de emprego e riqueza foram o factor valorizado pela maioria CDU para aprovar os pedidos de isenções de taxas. “Esta é uma forma de apoiar a criação de postos de trabalho e o desenvolvimento no concelho”, disse o vice-presidente Manuel Vítor Jesus, que dirigiu a reunião em substituição do presidente Vítor Proença.

O PS votou contra, com o vereador Gabriel Geraldo a dizer que o município não devia abdicar dessa receita, que no caso da Herdade de Rio Mourinho é de 240 mil euros. “É espoliar receita do município” equivalente ao total dos impostos de IRS e derrama “pago por toda a população de Alcácer”.

Manuel Vítor de Jesus (CDU) respondeu com uma pergunta: “É preferível ganhar o valor destas taxas e deixar que o promotor vá para outro lado, ficando nós sem os postos de trabalho e o investimento?”

 

Construção do Interface de Transportes “nos próximos dias”

A empreitada de construção do novo Interface de Transportes na zona ribeirinha nascente da cidade de Alcácer do Sal vai começar “dentro de muito poucos dias”, revelou ontem a vereadora Ana Luísa Soares (CDU9.

Na reunião de câmara foi aprovado Desenvolvimento do Plano de Segurança e Saúde, elemento necessário para que empreiteiro possa iniciar os trabalhos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -