25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioÚltimasSetúbal estreia-se a abrir a Volta e 'veste' Rafael Reis de amarelo

Setúbal estreia-se a abrir a Volta e ‘veste’ Rafael Reis de amarelo

O líder da primeira etapa da Volta, que se cumprirá hoje entre Alcácer do Sal e Albufeira, ficou definido no prólogo de ontem. A vitória sorriu à região. O palmelão, vice-campeão nacional de ‘crono’ em 2017, foi dois segundos mais rápido do que o segundo classificado

- PUB -

A cidade setubalense acolheu, ontem, pela primeira vez o arranque da Volta a Portugal em Bicicleta, com a realização do prólogo, um contra-relógio individual de 1,8 quilómetros, que permitiu ao palmelão Rafael Reis ser o primeiro a envergar a camisola amarela nesta 80.ª edição da prova.

O ciclista de Palmela, de 26 anos, que alinha pela equipa espanhola Caja Rural, cumpriu em 2:18.96 minutos o percurso a ligar a Avenida José Mourinho, defronte da Doca dos Pescadores, e a meta instalada na Avenida Luísa Todi, junto do Auditório José Afonso, e partirá hoje de Alcácer do Sal vestido de amarelo para a primeira etapa da Volta. O vice-campeão nacional de ‘crono’ em 2017 deixou César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) a 2 segundos de diferença e o dinamarquês Louis Bendixen (Team Coop) a três.

Mas a festa da Volta começou a fazer-se muito antes do tiro de partida, às 15h00, para o início do prólogo. O Parque Urbano de Albarquel serviu de palco a vários momentos de animação e à apresentação das equipas participantes, com transmissão televisiva na RTP1.

- PUB -

Durante a manhã, a animação esteve garantida com actuações de Jorge Guerreiro, Bombocas, Ana Duarte e Toy. Após o almoço, a par da apresentação das formações e ciclistas participantes na competição, o público que se deslocou ao Parque Urbano de Albarquel pôde ainda ver em palco artistas como Iran Costa, Cathy, Ruth Marlene a solo e com Jéssica Portugal, Rui Bandeira, Rebeca e Micaela.

Primeira etapa arranca hoje em Alcácer do Sal

A região continua hoje a ser palco principal da Volta, com Alcácer do Sal no centro das atenções. É que o tiro de partida para a primeira etapa (em linha) da competição será dado nesta cidade do litoral alentejano. O pelotão terá de cumprir um percurso de 191,8 quilómetros até Albufeira (Algarve).

- PUB -

A Praça Pedro Nunes funcionará como ponto aglutinador ao acolher a “Feira de Animação”, um espaço “de diversão e de interacção, onde população e visitantes podem alargar a sua experiência e contacto com a festa da Volta a Portugal”, lembra a Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Além disso, será precisamente junto a esta praça, em plena Avenida João Soares Branco, que centena e meia de ciclistas irá concentrar-se para o início simbólico da etapa, pelas 12h35, rumo à meta instalada em Albufeira. A partida real será dada mais adiante, cerca de 10 minutos depois.

O pelotão partirá, assim, da Avenida João Soares Branco em direcção à Estrada da Estação, onde, na rotunda, cortará à direita para a Estrada de Santa Luzia. Daqui seguirá para a Rua José Pomba Cupido, Rua Comandante João Bico e Rua Arlindo Passos. Na rotunda, o pelotão irá virar à direita para descer a Avenida José Saramago, passará a velha ponte metálica e rumará a Grândola, pela EN120, sendo então dada a partida real às 12h45, junto ao marco n.º 2.

No concelho de Alcácer do Sal, os ciclistas vão ainda passar por Vale de Guizo (12h53), Albergaria (12h55) e Castelo Ventoso (12h56). A chegada a Albufeira está prevista acontecer cerca das 17h25.

Esta 80.ª edição da Volta a Portugal, que terá um total de 1 578,9 quilómetros divididos por 10 etapas, vai terminar em Fafe, a 12 de Agosto.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -