27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalMinistro da Ciência abre E-Tech e diz que quer mais portugueses a...

Ministro da Ciência abre E-Tech e diz que quer mais portugueses a utilizar a Internet

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou hoje que é necessário “aumentar o número de utilizadores portugueses da Internet”, na abertura da feira E-TECH Portugal 2018, que decorre hoje e sábado em Setúbal.

“Só sete em cada dez portugueses utilizam a Internet e temos de conseguir que sejam nove em cada dez”, disse o ministro, que estabeleceu um prazo de dez anos para se atingir este objectivo, através de um esforço de mobilização que passa por eventos como aquele que decorre este fim-de-semana em Setúbal.

- PUB -

“Esta iniciativa está a desempenhar um papel importante e é um exemplo para outras zonas do país, do tipo de iniciativa, de mobilização de escolas, empresas e, sobretudo, do papel mobilizador do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)”, acrescentou Manuel Heitor.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior falava à agência Lusa depois de presidir à sessão de abertura da feira tecnológica E-Tech 2018, um evento organizado pela Edugep – Concepção, Desenvolvimento e Gestão de Projectos de Natureza Educacional, Social e Cultural Lda., ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática, AISET – Associação da Indústria da península de Setúbal e Câmara Municipal de Setúbal, que pretende promover a divulgação do `digital´ e do seu potencial para a região e para o país.

“Uma das razões que me trouxe aqui foi reconhecer o papel que o IPS tem desempenhado, quer na ligação ao ensino profissional, quer na ligação das empresas e ao ensino profissional. E, por isso, este papel mobilizador que hoje temos em 54 distritos, de diferentes politécnicos, é aqui em Setúbal particularmente importante”, disse Manuel Heitor.

- PUB -

Nesta terceira edição da E-Tech, este ano dedicada ao tema `Cidadania e Segurança Digital’, marcaram presença escolas de todo o país, do Minho ao Algarve, algumas com projectos a concurso no certame, como a Escola Lima de Freitas, de Setúbal.

“Temos um grupo de alunos do Curso Profissional de Ciência de Gestão e Programação de Sistemas informáticos que desenvolveram um robot que dispõe de um sensor de cores que lhe permite identificar e recolher garrafas, em função das cores. É um dos projectos que vai estar a concurso na E-Tech”, disse à agência Lusa a coordenadora do curso, professora Carla Cascais.

“O mais complicado foi programar a garra, designadamente em termos de velocidade de operação e de força, de forma a conseguir que o robot consiga fazer a recolha e o transporte das garrafas”, acrescentou o jovem Valério Vatavu, de origem ucraniana, um dos elementos do grupo que desenvolveu o projecto.

- PUB -

A par de dezenas de expositores e da presença de centenas de alunos de escolas de todo o país, a terceira edição da E-Tech inclui vários painéis de debate, sobre Segurança e Cidadania Digital: `Preparar Portugal para a realidade da cibersegurança´, `Cidadania e Segurança Digital – Qual o papel da Escola?´ e `Desafios para Portugal’, que terão lugar hoje e sábado no cais 3 do porto de Setúbal, junto ao rio Sado.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -