24 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeBombeiros do Pinhal ano comemoram 67 anos com casa cheia

Bombeiros do Pinhal ano comemoram 67 anos com casa cheia [fotos]

Reconhecimento da comunidade ficou expresso com presença de centenas de pessoas e elogios de entidades oficiais. Cerimónia incluiu assinatura de contrato para ampliação do quartel

- PUB -

This slideshow requires JavaScript.

Os Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo celebraram o 67.º aniversário esta terça-feira (01) com uma cerimónia que demonstrou o reconhecimento da vila e do concelho para com a corporação.

Centenas de pessoas e diversas entidades oficiais assistiram à sessão solene em que prestaram juramento sete novos bombeiros, foram distinguidos vários operacionais e entregues medalhas aos sócios com 50 e 25 anos de casa.

- PUB -

A assinatura do contrato entre a Associação Humanitária dos Bombeiros de Pinhal Novo (AHBVPN) e a empresa que vai fazer as obras de ampliação e requalificação do quartel foi um dos momentos do programa.

O papel da Câmara de Palmela no apoio à corporação foi destacado e até elogiado pela generalidade dos representantes de entidades presentes, como a Federação de Bombeiros do Distrito de Setúbal, a Liga dos Bombeiros Portugueses e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O presidente da autarquia disse que “estar com os bombeiros, na acção e no planeamento” é “não apenas uma honra, mas um dever” e acrescentou que o Município de Palmela tem “estado ao lado das corporações” do concelho “de forma empenhada e pioneira”.

- PUB -

Álvaro Amaro recordou o trabalho da autarquia para “sensibilizar” o Governo no processo de candidatura a fundos comunitários para as obras no quartel e assegurou que se as verbas do programa não tivessem sido reforçadas, a Câmara Municipal estava disponível para aumentar a comparticipação de 15% que vai pagar.

O autarca sublinhou a importância que o concelho atribui às três associações de bombeiros destacando o vasto programa de comemorações que o município dedica ao Dia Municipal do Bombeiro, que decorrem durante quase todo este mês (de 08 a 27).

A presidente da Assembleia Municipal, Ana Teresa Vicente, louvou igualmente os bombeiros e referiu o 1.º de Maio para assinalar a importância da luta das mulheres pela igualdade de género.

O presidente da Junta de Freguesia do Pinhal Novo, Manuel Largarto, reconheceu os bombeiros locais como 2uma das mais prestigiadas e acarinhadas instituições” da vila.

O presidente da direcção da AHBVPN reivindicou mais atenção dos poderes públicos. “É hora do Estado e das câmaras municipais se responsabilizarem pela subsistência das corporações de bombeiros”, disse José Calado.

Já Luis Neto, comandante da corporação, recordou os bombeiros do Pinhal Novo “desde o piquete da Sociedade Filarmónica União Agrícola (SFUA) até hoje, evoluíram muito”, e deu nota da falta de meios que a corporação continua a viver.

Segundo o resposnavel do comando, a corporação vai para a guerra dos incêndios “com fisgas”, uma vez que a única viatura de combate a fogos florestais de que dispõe tem “mais de 18 anos”.

NOVOS BOMBEIROS. Sete operacionais prestaram juramento, depois de terem concluído a formação. Não tem ainda é o equipamento individual, como foi recordado.

MEDALHAS DA LIGA. Vários bombeiros receberam medalhas de assiduidade (5,10,15 e 20 anos), de 25 anos de dedicação. O chefe Joaquim leitão recebeu as insígnias do quadro de honra.

  

ASSOCIADOS DISTINGUIDOS. Os sócios com 50 e 25 anos de membros da AHBVPN receberam medalhas.

CRACHÁS DE OURO. Esta distinção da Liga de Bombeiros foi entregue à chefe Manuela Oliveira, pioneira como bombeira há quase 39 anos; ao chefe Jorge Carvalho, da fanfarra, e ao antigo comandante Fernando Pestana, que passou pelas corporações de Pinhal Novo (até 2008) e Sesimbra.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -