25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioÚltimasPresidente do Politécnico de Setúbal toma posse perante cidade e região

Presidente do Politécnico de Setúbal toma posse perante cidade e região

Centenas de pessoas encheram auditório para ouvir Pedro Dominguinhos apontar o reforço na qualidade do ensino, a unidade interna e a ligação à comunidade como os pilares principais da estratégia para os próximos anos

- PUB -

 

Pedro Dominguinhos, presidente reeleito do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tomou posse esta quinta-feira (26), perante centenas de pessoas que encheram o auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais, no campus do politécnico, na Estefanilha, em Setúbal.

Na cerimónia, em que tanto a cidade como a região estiveram representadas por pessoas das mais diversas entidades, publicas e privadas, marcaram presença também representantes de vários organismos nacionais, do ensino, co destaque para a generalidade dos institutos politécnicos do país.

- PUB -

Além de Pedro Dominguinhos, que parte agora para um segundo mandato como presidente, tomaram posse também os vice-presidentes no IPS, João Vinagre e Ângela Lemos.

O presidente reafirmou a determinação para concretizar o programa com que se apresentou às eleições, denominado “Uma referência no Ensino Superior: um Politécnico coeso, a criar valor para a região”, e as linhas gerais da estratégia para os próximos quatro anos.

O reforço da aposta na qualidade do ensino, para continuar a afirmar o Politécnico de Setúbal, a unidade, interna e com os demais politécnicos, e o aprofundamento da cooperação com as instituições e empresas da região são caminhos apontados por Pedro Dominguinhos que, entre os desafios comuns aos institutos de ensino politécnico referiu a continuação do esforço pelo grau de doutoramento e pelo financiamento devido.

- PUB -

Sobre o trabalho desenvolvido no mandato anterior, o responsável recordou que “há quatro anos” viveram-se “tempos sombrios” no ensino superior, que o IPS passou de cinco mil alunos inscritos em 2014 para mais de seis mil em 2017, e que o Politécnico de Setúbal é o segundo do país em empregabilidade.

O IPS envolve hoje uma comunidade académica superior a sete mil pessoas, dispersas pelas cidades de Setúbal, Barreiro e Ponte de Sor. Entre os alunos é cada vez maior o peso de estrangeiros, sobretudo provenientes do Brasil e de Angola, mas também de dez países europeus.

Doutorado em Gestão e mestre em Economia Internacional (ISEG -UL), Pedro Dominguinhos assumiu, em 2009, as funções de professor coordenador da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), sendo responsável por várias unidades curriculares desde 1995 e tendo desempenhado vários cargos, nomeadamente os de presidente do conselho directivo da ESCE/IPS, entre 2007 e 2009, e de vice-presidente do IPS, de 2009 a 2014. É presidente do IPS desde Abril de 2014 e actualmente também vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

 

Plano para sucesso académico

O Instituto Politécnico de Setúbal está a elaborar um plano estratégico para a promoção do sucesso académico, que vai ser apresentado ainda este ano, revelou Pedro Dominguinhos. O responsável acrescentou que o plano vai fixar metas e calendários com esse objectivo de promover o sucesso.

O presidente do IPS fez saber também que fará publicar em breve um louvor aos professores que o acompanharam na direcção do politécnico no mandato que agora terminou.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -