22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalMeia Maratona de Setúbal espera recorde de participantes este ano

Meia Maratona de Setúbal espera recorde de participantes este ano

Prova volta a realizar-se no primeiro fim-de-semana de Maio. Mais de meia centena de inscrições registadas em apenas duas semanas. Atribuição de prémios monetários aos cinco primeiros classificados, em masculinos e femininos, é uma das novidades deste ano

Com a expectativa de vir a bater o recorde de número de participantes, a edição deste ano da Meia Maratona de Setúbal vai realizar-se a 6 de Maio e contará com a atribuição de prémios monetários. Promovida pela Câmara Municipal, com o patrocínio principal do Alegro e organização técnica a cargo da HMS Sports, a prova contempla um percurso de 21,0975 quilómetros, com o tiro de partida a ser dado pelas 10h00, no exterior do centro comercial.

- PUB -

A competição, que foi esta manhã apresentada, em conferência de Imprensa realizada na superfície comercial, já registou em apenas duas semanas mais de meia centena de inscrições, o que, de acordo com a autarquia, “faz perspectivar uma participação recorde no evento” apontado como “a festa do atletismo”.

“Este é o evento que fomenta o usufruto da cidade para a prática desportiva”, disse o vice-presidente da Câmara, Manuel Pisco, sublinhando que “Setúbal está habituada a bater recordes” e, por isso, o actual número de inscrições constitui “um bom pronúncio” para garantir a maior participação de sempre na prova.

Tal como a calendarização do evento, que volta a acontecer no primeiro fim-de-semana de Maio, a atribuição de prémios monetários aos cinco primeiros classificados, tanto em masculinos como em femininos, é uma das novidades desta edição. “É um incentivo para fazer crescer a prova, que mantém a filosofia de correr pelo desporto”, justificou o autarca.

- PUB -

Meta-volante na Serra da Arrábida

O evento resulta de uma parceria de quatro anos entre a autarquia e o Alegro de Setúbal. Parceria essa que, segundo o director-geral da Auchan, Mário Costa, tem permitido à iniciativa “crescer ano após ano, sempre com a garantia de mais qualidade para todos os que participam”.

Já Hugo Sousa, da HMS Sports, adiantou que o percurso, este ano com mais “pontos de apoio e abastecimento para os atletas”, mantém-se inalterado, com partida no Alegro Setúbal e meta instalada na Avenida Luísa Todi, junto do Largo José Afonso. A prova principal, com 21,0975 quilómetros, é realizada maioritariamente em circuito urbano, mas, tal como na edição anterior, terá passagem pelo Parque Natural da Arrábida. “O grande desafio da competição é a ida à Arrábida, o que torna a prova mais interessante”, destacou.

- PUB -

A edição 2018 da Alegro Meia Maratona de Setúbal renova, de acordo com a autarquia, “a certificação de três estrelas atribuída pela European Athletics, o que reforça a qualidade da prova e realça a excelência da cidade na promoção da actividade física, num contributo para uma maior visibilidade de Setúbal a nível nacional e internacional”.

This slideshow requires JavaScript.

Isabel Silva, apresentadora de televisão que no ano passado venceu a edição do ano passado, volta a ser madrinha do evento. “Enche-me de orgulho voltar a fazer esta prova, que tem um dos percursos mais bonitos de Portugal, da emblemática Avenida Luísa Todi à desafiante Serra da Arrábida”, admitiu a apresentadora e atleta. “Corro por prazer e pelo desafio constante. Não sei se vou repetir a vitória, mas vou dar o meu melhor. Acredito que a vida começa quando saímos da zona de conforto e é por isso que me atrai correr”, acrescentou.

A prova vai voltar a integrar uma meta-volante, ao quilómetro 10, em plena Serra da Arrábida, com troféus para o primeiro homem e para a primeira mulher a passarem pelo referido local, desde que completem a totalidade dos 21,0975 quilómetros da prova.

Miúdos correm na véspera e famílias à mesma hora do evento principal

A par da vertente competitiva, e com partida à mesma hora, o evento propõe a Corrida das Famílias, iniciativa de carácter popular, num trajecto com 5,5 quilómetros, entre o centro comercial e a Avenida Luísa Todi, em que os atletas participam a correr ou simplesmente a caminhar.

O arranque do fim-de-semana desportivo é feito, porém, na véspera, dia 5, com a Corrida Miúdos Alegro, a partir das 16h00, junto da entrada principal do Alegro Setúbal. Esta prova apresenta distâncias que variam entre os 200 e os 1000 metros, para crianças nascidas entre 2005 e 2013.

No dia 6, o parque de estacionamento P4 do Centro Comercial Alegro Setúbal estará reservado aos participantes, enquanto são assegurados bengaleiro, banhos no Clube Naval Setubalense e serviço de transporte para acompanhantes entre a partida e a meta. A cerimónia de pódio está agendada para as 12h00, no Auditório José Afonso.

Inscrições abertas na Internet

As inscrições estão abertas e podem ser efectuadas na página oficial da Alegro Meia Maratona de Setúbal, em http://www.alegromeiamaratonadesetubal.pt. “Para a prova principal o valor é de 12 euros se forem realizadas até 31 de Março e de 13 até 30 Abril. O valor passa a 14 euros para as inscrições até 6 de Maio”, indica a autarquia. “Para a Corrida das Famílias, feita a vários ritmos e que proporciona momentos desportivos com recreação, as inscrições custam sete euros até 31 de Março, oito até 30 de Abril e dez até 6 de Maio. Já a Corrida Miúdos Alegro tem participação gratuita”, anunciou a edilidade a concluir.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -