19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMeia Maratona de Setúbal espera recorde de participantes este ano

Meia Maratona de Setúbal espera recorde de participantes este ano

Prova volta a realizar-se no primeiro fim-de-semana de Maio. Mais de meia centena de inscrições registadas em apenas duas semanas. Atribuição de prémios monetários aos cinco primeiros classificados, em masculinos e femininos, é uma das novidades deste ano

Com a expectativa de vir a bater o recorde de número de participantes, a edição deste ano da Meia Maratona de Setúbal vai realizar-se a 6 de Maio e contará com a atribuição de prémios monetários. Promovida pela Câmara Municipal, com o patrocínio principal do Alegro e organização técnica a cargo da HMS Sports, a prova contempla um percurso de 21,0975 quilómetros, com o tiro de partida a ser dado pelas 10h00, no exterior do centro comercial.

- PUB -

A competição, que foi esta manhã apresentada, em conferência de Imprensa realizada na superfície comercial, já registou em apenas duas semanas mais de meia centena de inscrições, o que, de acordo com a autarquia, “faz perspectivar uma participação recorde no evento” apontado como “a festa do atletismo”.

“Este é o evento que fomenta o usufruto da cidade para a prática desportiva”, disse o vice-presidente da Câmara, Manuel Pisco, sublinhando que “Setúbal está habituada a bater recordes” e, por isso, o actual número de inscrições constitui “um bom pronúncio” para garantir a maior participação de sempre na prova.

Tal como a calendarização do evento, que volta a acontecer no primeiro fim-de-semana de Maio, a atribuição de prémios monetários aos cinco primeiros classificados, tanto em masculinos como em femininos, é uma das novidades desta edição. “É um incentivo para fazer crescer a prova, que mantém a filosofia de correr pelo desporto”, justificou o autarca.

- PUB -

Meta-volante na Serra da Arrábida

O evento resulta de uma parceria de quatro anos entre a autarquia e o Alegro de Setúbal. Parceria essa que, segundo o director-geral da Auchan, Mário Costa, tem permitido à iniciativa “crescer ano após ano, sempre com a garantia de mais qualidade para todos os que participam”.

Já Hugo Sousa, da HMS Sports, adiantou que o percurso, este ano com mais “pontos de apoio e abastecimento para os atletas”, mantém-se inalterado, com partida no Alegro Setúbal e meta instalada na Avenida Luísa Todi, junto do Largo José Afonso. A prova principal, com 21,0975 quilómetros, é realizada maioritariamente em circuito urbano, mas, tal como na edição anterior, terá passagem pelo Parque Natural da Arrábida. “O grande desafio da competição é a ida à Arrábida, o que torna a prova mais interessante”, destacou.

- PUB -

A edição 2018 da Alegro Meia Maratona de Setúbal renova, de acordo com a autarquia, “a certificação de três estrelas atribuída pela European Athletics, o que reforça a qualidade da prova e realça a excelência da cidade na promoção da actividade física, num contributo para uma maior visibilidade de Setúbal a nível nacional e internacional”.

Isabel Silva, apresentadora de televisão que no ano passado venceu a edição do ano passado, volta a ser madrinha do evento. “Enche-me de orgulho voltar a fazer esta prova, que tem um dos percursos mais bonitos de Portugal, da emblemática Avenida Luísa Todi à desafiante Serra da Arrábida”, admitiu a apresentadora e atleta. “Corro por prazer e pelo desafio constante. Não sei se vou repetir a vitória, mas vou dar o meu melhor. Acredito que a vida começa quando saímos da zona de conforto e é por isso que me atrai correr”, acrescentou.

A prova vai voltar a integrar uma meta-volante, ao quilómetro 10, em plena Serra da Arrábida, com troféus para o primeiro homem e para a primeira mulher a passarem pelo referido local, desde que completem a totalidade dos 21,0975 quilómetros da prova.

Miúdos correm na véspera e famílias à mesma hora do evento principal

A par da vertente competitiva, e com partida à mesma hora, o evento propõe a Corrida das Famílias, iniciativa de carácter popular, num trajecto com 5,5 quilómetros, entre o centro comercial e a Avenida Luísa Todi, em que os atletas participam a correr ou simplesmente a caminhar.

O arranque do fim-de-semana desportivo é feito, porém, na véspera, dia 5, com a Corrida Miúdos Alegro, a partir das 16h00, junto da entrada principal do Alegro Setúbal. Esta prova apresenta distâncias que variam entre os 200 e os 1000 metros, para crianças nascidas entre 2005 e 2013.

No dia 6, o parque de estacionamento P4 do Centro Comercial Alegro Setúbal estará reservado aos participantes, enquanto são assegurados bengaleiro, banhos no Clube Naval Setubalense e serviço de transporte para acompanhantes entre a partida e a meta. A cerimónia de pódio está agendada para as 12h00, no Auditório José Afonso.

Inscrições abertas na Internet

As inscrições estão abertas e podem ser efectuadas na página oficial da Alegro Meia Maratona de Setúbal, em http://www.alegromeiamaratonadesetubal.pt. “Para a prova principal o valor é de 12 euros se forem realizadas até 31 de Março e de 13 até 30 Abril. O valor passa a 14 euros para as inscrições até 6 de Maio”, indica a autarquia. “Para a Corrida das Famílias, feita a vários ritmos e que proporciona momentos desportivos com recreação, as inscrições custam sete euros até 31 de Março, oito até 30 de Abril e dez até 6 de Maio. Já a Corrida Miúdos Alegro tem participação gratuita”, anunciou a edilidade a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -