26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalFestival Trojan Horse was a Unicorn deixa Tróia e Setúbal para instalar-se...

Festival Trojan Horse was a Unicorn deixa Tróia e Setúbal para instalar-se em Malta

André Luís, mentor do festival, garante que mudança não está relacionada com falta de apoio ao evento. THU tem sido apoiado pelos municípios de Setúbal e Grândola

A próxima edição do festival Trojan Horse was a Unicorn (THU), dedicado à indústria do entretenimento digital, vai ter lugar em Malta, de 24 a 29 de Setembro, depois de cinco edições em Tróia e Setúbal.

“Vamos para a cidade de Valleta, em Malta, pela necessidade de se internacionalizar, de crescer. Não é por Portugal não ter apoiado [o festival], porque apoiou. Mas, para a estratégia do projeto, sentíamos que havia a necessidade de ‘dar o pulo’ e de procurarmos, para a própria experiência do evento, uma nova localização para fazermos coisas novas”, disse à agência Lusa o criador do festival, André Luís.

- PUB -

“Estávamos em Setúbal há cinco anos e a ideia do projeto sempre foi mudar de três em três anos. O evento foi evoluindo e Malta, onde já se realizaram filmes como o ‘Titanic’ e o ‘Gladiador’, entre outros, pretende ser um centro de educação e de produção da indústria de entretenimento digital”, acrescentou André Luís, reiterando que a mudança é uma opção estratégica, que nada tem a ver com uma eventual falta de apoio das autoridades portuguesas.

André Luís reconhece que a indústria do entretenimento digital ainda não tem expressão em Portugal, mas acredita que o THU deu um contributo importante para o crescimento futuro deste setor em Portugal.

“Mostrámos que era possível fazer algo numa indústria que não existe em Portugal. Esperamos que o trabalho feito possa ser continuado. A Secretária de Estado do Turismo tem ido aos Estados Unidos procurar apoios internacionais e tem procurado evidenciar que Portugal é um belíssimo destino para filmar, e eu quero acreditar que o THU ajudou a abrir algumas portas”, disse.

- PUB -

Durante os cinco anos em que se realizou na península de Troia, com o apoio das câmaras municipais de Setúbal e de Grândola, o THU ganhou prestígio internacional e já é considerado como o evento do género que apresenta o principal cartaz, com a presença de alguns dos melhores profissionais desta nova indústria, segundo o fundador.

O comunicado hoje divulgado pela organização adianta que “THU está empenhado em ajudar a criar e desenvolver um ecossistema que permita que a comunidade cresça em Malta, colaborando com instituições como a Universidade de Malta e a Faculdade de Artes, Ciências e Tecnologia de Malta, ajudando-as a afirmarem-se internacionalmente no campo da educação”.

O THU “encontra-se ainda ativamente envolvido na construção de uma incubadora criativa mundial que irá permitir que artistas desenvolvam e promovam os seus projetos criativos nas áreas das artes digitais, AR/VR, animação 3D, ‘motion graphics’ e filmes”.

- PUB -

Para este ano, de acordo com o comunicado, estão confirmadas as presenças de Shannon Tindle, artista com trabalho desenvolvido com produtoras como Dreamworks, Disney e Universal Studios, que conta projetos como “Coraline” e “Kubo and the Two Strings.

O autor luso-americano de banda desenhada Joe Madureira, criador da série “Battle Chasers”, é outro nome adiantado para a edição deste ano.

Lusa

Foto: CMS

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -