Cantora prepara-se para lançar ainda este ano um novo álbum de originais. Concerto decorre no âmbito do ciclo de programação Euphonias
A Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, recebe na noite do próximo sábado, a partir das 22h00, um concerto da cantora Viviane, considerada uma das vozes mais carismáticas e singulares da música contemporânea portuguesa.
Nesta passagem pelo Barreiro, que acontece no âmbito do ciclo de programação Euphonias, a artista convida todos a viajarem através das suas canções, que evidenciam as influências do fado e da ‘chanson’ francesa.
A cantora, que lançou no ano passado o single “Mundo Digital” e que se prepara para lançar em 2022 um novo trabalho de originais, em plena pandemia, conseguiu editar no ano de 2020 os temas “Quando tiveres tempo” e “Oh! meu pequeno país”, tendo este período sido antecedido pela sua participação no CD de estreia de Renato Júnior “Uma mulher não chora”, com a canção “Goutte à goutte”.
Na mesma altura, a cantora nascida em França integrou ainda o Festival de Jazz Safaricom, no Quénia, tendo se seguido apresentações na Lituânia e Alemanha.
Viviane iniciou a sua carreira musical no inicio da década de 90 quando, juntamente com Tó Viegas, decidiram criar o grupo Entre Aspas que, após ter alcançado o terceiro lugar no concurso de música moderna da Câmara Municipal de Lisboa, assinou um contrato com a multinacional BMG, onde foram gravados seis álbuns.
Em 2001, é ainda gravado o primeiro CD do projecto colectivo Linha da Frente, editado no ano seguinte pela Universal, ao lado de João Aguardela, Luís Varatojo, Dora Fidalgo, Janelo, Prince Wadada e Rui Duarte.
Um ano depois e através da sua própria editora – a ZIPMIX Records –, edita o CD inicial do projecto Camaleão Azul, intitulado “O Sul” e baseado na poesia do escritor Fernando Cabrita.
Após a extinção dos Entre Aspas, em 2005, a cantora inicia a sua carreira a solo com o álbum “Amores Imperfeitos”, seguido do trabalho “Viviane”, tendo integrado em 2008 o projecto “Rua da Saudade”, numa homenagem ao poeta Ary dos Santos, ao lado de artistas como Mafalda Arnauth, Susana Félix e Luanda Cozetti.
Desta experiência resultou o CD “As Canções de Ary” e, em 2010, é convidada pela Região de Turismo do Algarve a dar voz ao tema da campanha internacional “The most famous secret in Europe”.
O terceiro álbum chega em 2011, com o lançamento de “As pequenas gavetas do amor”, que dá continuidade à sonoridade que lhe é tão característica. A este segue-se o seu quarto trabalho, de seu nome “Dia Novo” – editado em 2014 pela Xango –, tendo sido alvo de “excelentes críticas” pela imprensa especializada.
Com a chegada de 2015, Viviane completa uma década de carreira a solo, assinalada no final do mesmo ano com o lançamento de um ‘best of’ intitulado “Confidências”, onde a cantora reuniu as melhores canções dos seus primeiros quatro trabalhos e incluiu o tema original “Fado do Beijo”, além de uma versão de “Cantoras do rádio”, interpretado em 1936 por Carmen Miranda.
Do seu percurso profissional, destaque ainda para o facto de ter sido convidada a ser a primeira Artista Figuras 2016 pelo Teatro das Figuras, em Faro, onde nessa condição realiza três concertos representando as várias fases da sua carreira e as suas várias facetas como artista.
Viviane faz igualmente uma mini-tournée na Lituânia e toca em Paris, no decorrer da festa da Rádio Alfa e na Gala da Associação Cap Magellan, que decorreu na Mairie de Paris.
Já em 2017 realiza uma tournée pela Letônia e Lituânia, tendo esgotado todas as salas por onde passou. Um ano depois, a artista, que veio residir para Portugal aos 13 anos, edita o CD “Viviane canta Piaf”, numa homenagem à cantora francesa Edith Piaf.
A actuação nos “Penicheiros”, com a duração de 70 minutos, tem bilhetes à venda, com preços diferentes para sócios e não sócios, entre os 7,5 e os 10 euros, contando este evento, que cumpre todas as regras relativas à pandemia, com o apoio da Câmara do Barreiro.