Utentes da Fertagus exigem inspecção aos comboios por entidade independente

Utentes da Fertagus exigem inspecção aos comboios por entidade independente

Utentes da Fertagus exigem inspecção aos comboios por entidade independente

Fertagus celebra 20 anos com nova campanha de comunicação

Dirigente diz que só quando o comboio está parado entre estações ou numa estação é que é dada a informação de que a composição tem de fazer ‘reset’

A Comissão de Utentes da Fertagus exigiu esta sexta-feira que seja feita uma inspecção aos comboios por uma entidade independente na sequência de frequentes avarias registadas nos últimos meses e atribuídas pela transportadora à sinalização.

- PUB -

Em causa está a travessia ferroviária que liga as estações de Roma-Areeiro, em Lisboa, a Setúbal, e conta com 10 estações na denominada Margem Sul e quatro na capital.

Em declarações à agência Lusa, Aristides Teixeira, dirigente da Comissão de Utentes da Fertagus, explica que só quando o comboio está parado entre estações ou numa estação é que é dada a informação de que a composição tem de fazer ‘reset’ (reiniciar).

“É dolorosa até, muitas vezes, a deslocação até à estação. Nota-se que o comboio vai muito devagar e vai aos soluços até à próxima estação. Esta é uma situação recorrente e, por isso, achamos que se trata de um problema de qualidade das carruagens, com avarias, material obsoleto […]. Um primeiro ponto é exigirmos que uma entidade independente faça uma inspecção aos comboios da Fertagus e rapidamente, porque se aproxima o mês de Setembro e a partir de meados de Setembro, a continuarmos assim, será o caos”, salientou.

- PUB -

O dirigente disse também que os utentes da Fertagus vão propor a criação da figura do provedor dos passageiros de todos os transportes.

“Será certamente uma figura que deverá ter o perfil de frequentar os transportes como condição essencial, e também essa figura [deverá] poder tomar iniciativas de pressão e encaminhar soluções para que estas situações não venham a colapsar”, indicou.

Os utentes, acrescentou, estão muito preocupados porque mesmo agora, no período em que já há férias escolares e muitas pessoas gozam as suas férias, acontecem sucessivas avarias.

- PUB -

Neste contexto, segundo o representante, os horários dos comboios acabam por ser desrespeitados e, mesmo fora das horas de ponta, as pessoas vão “ensanduichadas”.

“Isto é uma situação que tem de ser resolvida. Nós percebemos que a Fertagus é uma empresa privada, que tem como objectivo o lucro, mas o lucro não pode ser a qualquer preço. Não pode ser sacrificando os passageiros mentindo-lhes, atribuindo a paragem às sinalizações e só depois os passageiros, que não são estúpidos, começam a perceber que existe é uma avaria no material circulante”, contou.

A Comissão de Utentes da Fertagus vai tentar ainda hoje de manhã ser recebido no Ministério das Infraestruturas e Habitação para entregar as duas propostas.

A ligação ferroviária entre Lisboa e a Margem Sul foi inaugurada em 29 de Julho de 1999, com o objectivo de retirar carros da Ponte 25 de Abril.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não