19 Maio 2024, Domingo

- PUB -
Urgência pediátrica e vacinação compõem plano do SNS para Inverno

Urgência pediátrica e vacinação compõem plano do SNS para Inverno

Urgência pediátrica e vacinação compõem plano do SNS para Inverno

Ginecologia/Obstetrícia funcionam rotativamente. Vacinas são agora administradas nas farmácias

 

A partir de hoje, e até à próxima segunda-feira, a urgência pediátrica e serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar de Setúbal (Hospital de São Bernardo) estará
encerrado.

Assim obriga o plano “Nascer em Segurança no SNS – Inverno 23/24” uma calendarização que o Governo criou, através da Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com a finalidade de “promover a segurança e confiança de grávidas, crianças e profissionais, salvaguardando os princípios da equidade, qualidade, prontidão, humanização e previsibilidade dos cuidados prestados”.

No distrito estão implicados outros dois estabelecimentos de saúde: o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (Hospital de Nossa Senhora do Rosário), no Barreiro, e o Hospitalar Garcia de Orta, em Almada, que entram também nas contas.

O hospital barreirense terá a especialidade a funcionar em regime de rotatividade com o setubalense, ou seja, durante esta semana estará a funcionar em pleno, cenário que só se voltará a repetir daqui por duas semanas. O Garcia de Horta funcionará, aos dias úteis, com tranquilidade e os constrangimentos a registarem-se apenas durante os fins-de-semana, momento em que o serviço está encerrado.

O assunto foi motivo para troca de palavras durante a última reunião pública do executivo da Câmara Municipal de Setúbal – passada quarta-feira – onde Pedro Pina, vereador com o pelouro da Saúde, disse que a “prestação da saúde não pode estar em causa”, situação que considera estar a acontecer.

“As coisas funcionam de forma diferente, mas ainda fora de aquilo que é desejável”, refutou Joel Marques, vereador eleito pelo PS, que disse que a medida – dos encerramentos alternados – é “melhor” do que o fecho definitivo.

Sobre este assunto também André Martins, presidente do executivo, já tinha deixado algumas palavras durante o seu discurso no Dia de Bocage (15 de Setembro) afi rmando que, com esta nova operação, seria “muito difícil nascer em segurança em Setúbal”.

Também a Comissão Política Distrital do PSD de Setúbal reagiu à nova organização ao chamar o encerramento rotativo e calendarizado de “carrossel”. Esta situação, dizem, “pode causar graves problemas que podem mesmo ser trágicos, levando a que, em último caso, [a população] pague com a própria vida”.

Setúbal | Vacinação nas farmácias começou em Setembro

Outra das organizações para a Saúde em tempo de Inverno passa pela co-vacinação, pela
primeira vez, contra a gripe sazonal e a covid-19. Este ano, a modalidade funciona de duas formas: nas farmácias – para os maiores de 60 anos – e nos centros de saúde, este último para doentes de risco e restantes.

O plano, que começou a 29 de Setembro, está a ter alguma adesão nas farmácias sadinas. Por exemplo, a Farmácia Monte Belo registou, no primeiro dia da campanha, a vacinação de 44 utentes.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -