Adquiridos dois novos aparelhos para melhorar o serviço de triagem num investimento que ultrapassa os 15 mil euros
A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) comprou dois novos equipamentos para reforçar a especialidade de Oftalmologia. A unidade local, que integra os hospitais e centros de saúde dos concelhos de Barreiro, Moita, Alcochete e Montijo, fez um investimento superior a 15 mil euros para adquirir um Tonómetro de sopro e um Frontocómetro.
O Dr. Paulo Rosa, diretor do serviço de Oftalmologia, explica que estes equipamentos vão permitir “que a triagem da consulta possa ser feita simultaneamente por dois Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, em alturas de maior fluxo de doentes”, como se lê no comunicado enviado a O SETUBALENSE.
O serviço de Oftalmologia conta agora com dois novos equipamentos mais avançados, que garantem uma maior eficácia na realização dos exames que fazem parte da triagem de uma consulta. O Tonómetro de sopro, permite avaliar de forma rápida e sem dor a pressão interna do olho, um indicador importante na deteção de doenças oculares. Já o frontofocómetro, é utilizado para medir a distância focal dos sistemas óticos centrados.
Relativamente ao Serviço de Oftalmologia a ULSAR contabilizou, no primeiro semestre deste ano, mais de quatro mil consultas médicas. Por outro lado, foram realizados 4826 exames, o que significa um aumento de 67,4% no número de exames em comparação com o mesmo período do ano anterior.