UHF dão concerto no Seixal para angariar verbas para associação de síndrome de Rett

UHF dão concerto no Seixal para angariar verbas para associação de síndrome de Rett

UHF dão concerto no Seixal para angariar verbas para associação de síndrome de Rett

Este realiza-se na Sociedade Filarmónica União Seixalense no dia 29 de Março e entrada para o espetáculo tem o valor de 12,5 euros

O grupo de rock português UHF realiza um concerto solidário em 29 de Março, no Seixal, para ajudar na angariação de fundos para a construção do Centro de Atividades da Associação Nacional de Pais e Amigos Rett (ANPAR).

- PUB -

A síndrome de Rett é definida como uma alteração do desenvolvimento neurológico, rara e de origem genética, que afeta maioritariamente crianças do sexo feminino, sendo a sua prevalência de um em cada 10 mil meninas.

A ANPAR, com sede no Seixal, tem em curso um projecto para a construção de um Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (CACI), no valor total de 2.262.776,24 euros, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência em 1.188.000 euros e pelo município do Seixal em 1.074.776,24 euros.

Contudo, segundo a presidente da associação, Ana Paula Deus, são necessários mais de 300 mil euros para equipar o CACI- ANPAR, uma resposta crucial para a comunidade do distrito de Setúbal, mais especificamente para os concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra.

- PUB -

O Centro de Atividades de Capacitação, que deverá estar concluído em Março de 2026, irá dar resposta a 40 jovens, sendo agora necessário angariar fundos para a aquisição dos equipamentos indispensáveis ao funcionamento desta resposta social para as pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18 anos, que não podem por si só, temporária ou permanentemente, dar continuidade ao seu percurso formativo ou exercer uma atividade profissional.

O concerto da banda icónica de rock UHF, no âmbito da sua digressão 2025 “Cromados & Limalha”, que decorrerá na Sociedade Filarmónica União Seixalense no dia 29 de Março, insere-se nesta campanha global da associação para angariar fundos.

A entrada para o espetáculo tem o valor de 12,5 euros.

- PUB -

Em declarações à agência Lusa, Ana Paula Deus explicou que a Associação Nacional de Pais e Amigos Rett foi constituída em 2002, pelos esforços conjuntos dos pais das pessoas com Síndrome de Rett, tendo atualmente um espaço onde são acompanhados 17 jovens.

Tendo como lema a frase “Seguimos juntos, porque Juntos Mudamos Vidas!”, a associação tem como principal missão promover a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar físico e emocional das pessoas com Síndrome de Rett e suas famílias, procurando actuar em vários setores (educacionais, médicos, jurídico-sociais) pela implementação de ações e projectos de caráter informativo e interventivo junto do doente, familiares, profissionais e sociedade em geral.

A ANPAR, explicou Ana Paula Deus, acompanha famílias de todo o País, estimando-se que existam a nível nacional cerca de 400 casos de pessoas com síndrome de Rett.

Não existe cura para a Síndrome de Rett e os tratamentos focam-se no controle dos sintomas e na prevenção de complicações, sendo este feito sob o acompanhamento de uma equipa multidisciplinar, incluindo neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e nutricionista.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -