Startup Barreiro já conta com primeiros empreendedores

Startup Barreiro já conta com primeiros empreendedores

Startup Barreiro já conta com primeiros empreendedores

Já são conhecidos os três projectos vencedores do 1.º Bootcamp

 

O Dia da Cidade do Barreiro, assinalado esta segunda-feira, marcou o arranque daquela que pretende ser “uma âncora” para a fixação de jovens no município, com a realização do 1.º Bootcamp da Startup a guiar os primeiros empreendedores para a nova incubadora de empresas, que “serão apoiados no processo de desenvolvimento sustentado dos seus negócios”.

- PUB -

De acordo com a autarquia barreirense, os três projectos vencedores vão agora integrar a Startup Barreiro, cujo espaço de acolhimento está em construção no centro da cidade. Ao integrarem a incubadora de empresas, os empreendedores poderão beneficiar de vantagens como o “acesso a vários serviços e recursos”, tais como formação à medida, Workshops, Mentoria, Networking, Programas de Ideação e Aceleração, Bootcamps e apoio em candidaturas a financiamento.

“São os jovens adultos que mais optam por sair do Barreiro”, constata o vereador Bruno Vitorino, que tutela o pelouro do Empreendedorismo e Juventude naquela autarquia. A população entre os 24 e 35 anos, acrescenta, é “a que mais tem caído (-21% desde 2001)”, sendo o êxodo das faixas adultas mais jovens “evidente” à medida que “terminam os estudos” e vão “entrando no mercado de trabalho”, destaca.

De forma a mudar este padrão, o responsável considera ser necessário que a câmara “encontre soluções”, frisou. Uma dessas soluções, sugere, passa pela “possibilidade de criar condições para que jovens empreendedores se possam fixar no Barreiro”, através da criação de negócios e postos de trabalho. “Esse é um dos objectivos da Startup Barreiro”, sublinha Bruno Vitorino: “queremos continua a fixar empreendedores no nosso concelho, apoiá-los e incentivá-los”, explica.

- PUB -

Projectos vencedores

Os três projectos vencedores do 1.º Bootcamp foram “Bacle Jobs”, apresentado por António Cordeiro e Duarte Costa, “Tickets Club”, de Catarina Fernandes e Pedro Fonseca, e a “Creche Canina Barreiro”, uma realização projectada por Sara Almeida.

As Incubadoras como a Startup, recorde-se, procuram “incentivar a criação e consolidação de novas empresas” a nível local, perspectivando “a promoção de um empreendedorismo gerador de desenvolvimento”, tanto a nível económico como social.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -