Encontro virtual está agendado para o próximo dia 15, com a estratégia a englobar igualmente Palmela e Sesimbra
O plano de adaptação de Setúbal às alterações climáticas no denominado território Arrábida, assim como os dos municípios de Palmela e Sesimbra, vai ser apresentado no próximo dia 15 em seminário online.
O encontro, no qual vão ser dados a conhecer os três PLAAC (Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas) – Arrábida, “desenvolvidos no âmbito de um projecto com financiamento europeu”, “pretende reflectir sobre os desafios climáticos do território, abordar os instrumentos existentes à escala metropolitana e partilhar experiências”, explicou a Câmara Municipal sadina em comunicado.
O início do seminário, intitulado “A Arrábida Face ao Desafio Climático”, está agendado para as 09h30. Pelas 09h40, por sua vez, arranca o debate “Alterações e Impactes Climáticos em Portugal: Perspectivas da Mitigação e Adaptação”.
Passada uma hora vai ser apresentada a conferência “A Adaptação às Alterações Climáticas: Uma Abordagem Metropolitana”. Pelas 11h10 será dado a conhecer o PLAAC – Arrábida, “que visa contribuir para aumentar a resiliência e a capacidade de resposta dos municípios e materializa um investimento superior a 165 mil euros, financiado a 90% pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021”.
“O último painel, designado “Experiências Locais de Adaptação às Alterações Climáticas”, está marcado para as 11h25”. Através do PLAAC, “o território Arrábida cria condições para reduzir o risco climático, diminuir eventuais impactes e promover a sua adaptação, caracterizando vulnerabilidades recentes, actuais e futuras, do território, dos sectores e da população”.