15.ª edição do Círculo de Jazz Fest abre hoje com um concerto de Jon Gomm no Cinema Charlot, a partir das 21h30
Os ritmos do jazz começam já hoje a chegar à cidade de Setúbal porque, até dia 14 de fevereiro, contam-se dezenas de concertos no Círculo de Jazz Fest. Jon Gomm, guitarrista, cantor e compositor britânico, é o responsável por abrir o festival, pelas 21h30 no Cinema Charlot.
Amanhã, às 21h30, a Sociedade Musical Capricho Setubalense recebe o Francisco Andrade Trio, que apresenta o álbum Linhas e Formas, com Javier Galiana, João Lencastre e a participação de Alexandre Andrade e Ricardo Dias, a que se segue, às 23h00, uma ‘jam session’ aberta à participação de músicos.
A Igreja do Convento de Jesus recebe no sábado, a partir das 17 horas, o ensemble vocal LEIDA, criado por Mariana Dionísio, que propõe uma abordagem experimental ao canto coral, fortemente ligada à improvisação e à acústica do espaço. Pelas 21 horas o Fórum Municipal Luísa Todi, com um concerto em que a Orquestra de Jazz de Setúbal, sob a direção musical de Carlos Azevedo, se junta ao pianista, compositor e arranjador Luís Figueiredo para interpretar música original, com destaque para temas do álbum Se Por Acaso. Pelas 23 horas a Capricho Setubalense recebe o Miguel Ângelo Trio, que apresenta o álbum Distopia.
A 14 de fevereiro decorrem dois concertos, o primeiro às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, em que Maria João e Mário Laginha celebram mais de duas décadas de colaboração artística, o segundo às 23 horas, na Capricho Setubalense, com André Fernandes a apresentar Motor II, projeto que marca o regresso de um dos trabalhos mais emblemáticos do seu percurso.
Além dos concertos estão ainda disponíveis para visitas. Uma delas, intitulada “15 anos do Círculo de Jazz Fest”, está na Casa da Cultura até ao final deste mês e pode ser visitada gratuitamente de domingo a quarta-feira entre as 10 e as 22 horas e de quinta a sábado das 10 às 00 horas. No Stand Audi – Caetano Drive Setúbal está também outra mostra associada ao festival. Os bilhetes custam 10 euros para os concertos no Fórum Municipal Luísa Todi e 5 euros para os espetáculos no Cinema Charlot, na Igreja do Convento de Jesus e na Sociedade Musical Capricho Setubalense. Está disponível um passe geral por 35 euros, à venda até 31 de janeiro, na Casa da Cultura. Os espetáculos realizados no Fórum Municipal Luísa Todi são cofinanciados pela DGARTES, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.