Agência para a Competitividade e Inovação já revelou os dados de 2023 onde se sabe que o distrito contribui com 4% para o total nacional
Já são conhecidas as pequenas e médias empresas que, em 2023, foram distinguidas com o Estatuto Líder atribuído pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI). Numa altura em que aparentemente os efeitos da pandemia do covid-19 começam a ‘desaparecer’ nas empresas, o distrito de Setúbal tem obtido cada vez melhores resultados.
Dos 18 distritos em análise o nosso encontra-se na 8.ª posição com um contributo de 4% do total nacional de entidades reconhecidas, estando apenas atrás dos distritos de Porto (19,3%), Lisboa (18,5%), Braga (10,3%), Aveiro (9,6%), Leiria (8%), Faro (5%) e Santarém (4%).
No total nacional são distinguidas 11.368 empresas, um valor superior ao ano anterior em que tinham sido galardoadas 10.239 – uma subida de 1.129. Destas destacam-se 479 indústrias da região.
Além do volume de negócios da região ter sido superior, em comparação com o ano de 2022, também as exportações, a variação de exportações e o resultado líquido – em cada um dos concelhos e no total do distrito – cresceu consideravelmente. No que respeita ao primeiro indicador a região contribui com um volume de negócio superior a 2 mil milhões de euros, e nas exportações o valor ascende a 248 milhões de euros. A variação das exportações, no total da região, é de 19,72%.
Outro dos galardões atribuído pelo IAPMEI são as empresas com Estatuto Excelência que, segundo o site oficial da agência, “serão em breve apuradas as que se destaquem pelo seu melhor desempenho” podendo assim criar “condições de visibilidade acrescida para estas empresas”.