12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Publireportagem: Farmácia Nova da Sobreda abre portas e chega para servir comunidade almadense

Publireportagem: Farmácia Nova da Sobreda abre portas e chega para servir comunidade almadense

Publireportagem: Farmácia Nova da Sobreda abre portas e chega para servir comunidade almadense

Directora técnica do novo espaço quer reforçar “literacia para a saúde” com a “intervenção junto dos jovens e das crianças”

 

Mais do que curar importa prevenir e cuidar e é com foco nesta premissa que entra em funcionamento, para toda a população de Almada, a Farmácia Nova da Sobreda, inaugurada a 12 de Junho.

- PUB -

É uma nova porta da saúde, cujo objectivo passa por dar uma “resposta personalizada, humanizada e diferenciadora pela comunidade almadense”, diz Patrícia Albino, directora técnica do estabelecimento farmacêutico, onde existe uma equipa multidisciplinar que trabalha com e para as famílias do concelho.

Esta resposta chega através de vários serviços à disposição dos clientes, pela aposta na “literacia para a saúde”, na “intervenção junto dos jovens e das crianças” e também com um grande “apoio” a toda a “camada de reformados” que existe nesta comunidade. Persiste assim uma preocupação pelo bem-estar, prevenção e acompanhamento, que abrange todas as faixas etárias, com acções em contexto escolar ou em eventos, além do apoio, por exemplo, no processo de vacinação contra a gripe.

A sustentabilidade é outro dos pilares essenciais que movem o desenvolvimento e funcionamento da Farmácia Nova da Sobreda, como garantia “de melhores condições de vida das gerações futuras e tendo em conta as mudanças de alterações climáticas que obrigam a repensar a forma como actuamos”.

- PUB -

Este espaço apostou assim na “implementação de um projecto integrado de gestão e racionalização energética” com a instalação de painéis fotovoltaicos. Este tema envolve a vertente ambiental, além da “responsabilidade social na comunidade em que está inserida, que vai criar a ligação com a génese do que é farmácia comunitária”, sublinha a directora técnica.

A saúde e o bem-estar são, explica, “vistos de forma holística e este é um local que promove essa visão, encontrando [na farmácia] produtos muito diferenciadores, que têm como objectivo, por exemplo, ao nível da protecção solar, também a preservação do ecossistema marinho, da fauna e da flora, porque, ao dar um mergulho, esse mesmo protector que está epiderme não vai danificar o fitoplâncton, que é responsável por cerca de 60% do respiramos”, reforça Patrícia Albino.

A nível do “design thinking” o espaço foi preparado e desenhado tendo em consideração as “respostas todas” – as que um cliente pode ter e que se juntam às que, efectivamente, já tem. “Vão descobrir aqui, por exemplo, ao nível da dermo-cosmética, materiais nórdicos sustentáveis e ao nível também da infância materiais que nunca viram noutra farmácia em Portugal”, acrescenta. Ainda a “implementação de um sistema automatizado de armazenamento e distribuição de medicamentos de última geração”, que vem “impulsionar a eficiência, produtividade e tempo de resposta” no atendimento a cada utente.

- PUB -

Dos programas de prevenção, fazem parte consultas de nutrição e podologia, monitorização de parâmetros bioquímicos, de reacções adversas aos medicamentos, de interacções com alimentos e outros medicamentos e orientações para minimizar o impacto de doenças no dia-a-dia. Há uma “dedicação da equipa de farmacêuticos experiente”, que vai permitir, ainda, “o apoio à construção de um Sistema Nacional de Saúde (SNS) cada vez mais adaptado às necessidades e exigências da comunidade almadense”.

A Farmácia Nova da Sobreda está situada na Rua Quinta do Gato Bravo, Nº 19, 2810-351, Almada.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -