EcoEscovinha reforça a importância da saúde oral e maior consciência ambiental através da reciclagem
A Escola Básica dos Fidalguinhos, o 1º ciclo da Escola D. Luís Mendonça Furtado e a Escola Básica nº3 do Barreiro foram premiadas no âmbito do “Projeto do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho do Barreiro, desenvolvido em conjunto com a Câmara Municipal do Barreiro, através do qual se pretende promover estilos de vida saudáveis na área da Saúde Oral, combinando a responsabilidade social com a responsabilidade ambiental.
A Escola Básica dos Fidalguinhos recebeu a distinção da “Escola que mais recolhe”, ou seja, a que recolheu o maior número de escovas de dentes usadas. Já o 1º ciclo da Escola D. Luís Mendonça Furtado e a Escola Básica nº3 do Barreiro conquistaram o prémio de “EcoEscovão mais criativo”, pela construção do depósito mais original para a reciclagem das escovas de dentes.
Para a vereadora Sara Ferreira, responsável pela área da Educação, o projecto não só “promove a saúde oral, como dá a conhecer aos mais novos, e de forma muito intuitiva, os princípios da economia circular e da reciclagem”.
Os prémios entregues foram um dominó feito a partir das escovas de dentes recicladas à EB dos Fidalguinhos, e às restantes escolas uma mesa de xadrez para usufruto de todos os alunos.