Até esta quarta-feira, 24 de Maio, ainda é possível participar na votação
O projecto português Programa Atlantis, que se assume por fazer do mar a sala de aula, foi nomeado para prémio New European Bauhaus Prize. Trata-se de um programa de educação ecológica subaquática para jovens nas escolas, que promove a literacia do oceano através de experiências no mar e na comunidade, e está a precisar de votos do público português para passar à fase final.
Até esta quarta-feira, 24 de Maio, ainda é possível participar na votação através do link: : https://prizes.new-european-bauhaus.eu/
No total estão a concurso para este prémio promovido pela Comissão Europeia, 61 projectos finalistas, apurados entre 1 450, provenientes de toda a Europa
A metodologia do Programa Atlantis, produzido pela Oceans and Flow, “combina a aprendizagem e prática de mergulho livre com ferramentas de desenvolvimento humano e social, baseada nos princípios de ecologia profunda, e destina-se a escolas e jovens com idades entre 13 e 15 anos”.
Esta combinação inovadora de aprendizagem imersiva “potência experiências positivas e transformadoras de integração na Natureza, que despertam a responsabilidade pela conservação dos valores naturais locais, promovem uma maior compreensão da interdependência de todos os seres e uma cultura de bem-estar e resiliência à integração da vida humana com o ambiente”.
Ainda segundo a organização, a prática do mergulho livre, como principal ferramenta de envolvimento, “permite aos jovens vivenciar novas aventuras e habilidades, expandindo a sua comunicação debaixo de água, além de uma nova forma de estar no mar que lhes permite criar conexões físicas e emocionais com o meio aquático”.
Além do mais “ajuda-os a entender e apaixonarem-se pelo oceano e inspira a mudanças de comportamento duradouras por meio dessa conexão. O principal objectivo é educar uma nova geração de embaixadores e guardiões do mar”.