Politécnico integra consórcio para capacitar empresas ao nível da cibersegurança

Politécnico integra consórcio para capacitar empresas ao nível da cibersegurança

Politécnico integra consórcio para capacitar empresas ao nível da cibersegurança

“Ciber4ALL” tem sede em Oeiras mas abrange toda a AML num total de 452 empresas e entidades públicas

Há um novo projecto na região financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que tem como compromisso criar um Centro de Competência em Cibersegurança para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) com o intuito de capacitar 452 pequenas e médias empresas (PME) e entidades públicas.

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) faz também parte do consórcio, que dá pelo nome “Ciber4ALL” e que vai receber, para já 1,3 milhões de euros dos fundos europeus, planeando-se que esteja concluído nos primeiros três meses de 2026.

Foi em Oeiras que, na semana passada, o “Ciber4ALL” foi apresentado em evento onde marcou presença Rui Armindo Freitas, secretário de Estado Adjunto da Presidência, e outras entidades além do IPS como nomeadamente a Associação Industrial Portuguesa (AIP), a Universidade Autónoma e a Câmara Municipal de Oeiras.

É mesmo nesta cidade do distrito de Lisboa que o centro de competência vai ter sede sendo que vão contar com vários núcleos geridos pelos parceiros. As docentes Luísa Torre e Teles Rodrigues, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), vão ser responsáveis por coordenar a infra-estrutura do politécnico.

- PUB -

Assim, as actuações vão ter ênfase na “avaliação dos níveis de maturidade organizacional e do cumprimento regulatório; identificação das áreas de fragilidade e de melhoria; e sensibilização e capacitação dos colaboradores de PME e entidades públicas da região”, lê-se em nota de Imprensa da instituição de Ensino Superior.

“Assegurar a capacitação das entidades alvo, disponibilizando e produzindo orientações, aconselhando-as a adoptar as melhores práticas e processos em matéria de cibersegurança, e orientando-as no cumprimento dos requisitos legais”, são algumas das competências propostas deste novo projecto que vai orientar “entidades na procura de fontes de financiamento e apoiar a transformação digital das organizações, fomentando a colaboração e a cooperação, a nível regional e nacional, e promovendo o empreendedorismo e a criação de ecossistemas regionais de cibersegurança”.

Neste sentido o politécnico está a promover um seminário sobre Cibersegurança para Gestores e Decisores, orientado para os associados da Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET) e da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), a 21 de Novembro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -