Encontro inclui ainda cinco sessões paralelas centradas em diferentes áreas temáticas
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) celebra o seu 45.º aniversário com um encontro de reflexão estratégica na Escola Superior de Educação. Sob o mote “Vamos Pensar o Território”, a sessão realiza-se no próximo dia 7 de Julho, às 14h00.
De acordo com a nota de impressa enviada ao jornal O SETUBALENSE, esta iniciativa tem como principal objectivo reforçar a cooperação entre o Ensino Superior, os municípios e o tecido empresarial e social da região, criando um espaço de partilha de experiências e construção de estratégias conjuntas para o desenvolvimento da Península de Setúbal e do Litoral Alentejano.
O evento marca um novo ciclo de articulação territorial promovido pelo IPS, contando com a presença de diversos parceiros institucionais, momentos de animação musical e uma mostra de produtos regionais.
À sessão de abertura, levada a cabo pela presidente do IPS, Ângela Lemos, segue-se a apresentação da Plataforma Dinamiza, criada para fomentar a colaboração entre o Ensino Superior e os agentes locais, reiterando o empenho conjunto numa abordagem territorial integrada.
Será, posteriormente, assinada a Carta de Compromisso entre o IPS e as restantes entidades.
O professor do ISEG (Lisbon School of Economics & Management), Manuel Laranja, também orador convidado da sessão, promete introduzir uma reflexão acerca das “potencialidades dos territórios à luz da economia, da inovação e das políticas de especialização inteligente”.
O encontro inclui ainda cinco sessões paralelas centradas em diferentes áreas temáticas: “Cultura, Diversidade e Identidade; Economia, Negócios e Empregabilidade; Educação para o Futuro; Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida; e Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento”, de forma a auscultar os diversos actores regionais, recolher os seus contributos e delinear prioridades estratégicas de acção conjunta, certifica o instituto politécnico.