Candidaturas para a primeira fase terminam a 12 de Agosto. Cursos, com duração de dois anos lectivos, vão ser descentralizados
Termina no próximo dia 12 de Agosto a 1.ª fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) para o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Além de mais cursos, a novidade para este ano é a descentralização destas formações.
Segundo explicam em informação enviada a O SETUBALENSE estas formações de Ensino Superior têm a duração de dois anos lectivos e “incluem um semestre de estágio e se distinguem por ser cursos fundamentalmente práticos, que potenciam o contacto real com o mercado de trabalho, permitindo também prosseguir estudos para licenciaturas”.
Assim, no próximo ano lectivo (2025/26), vão ser disponibilizados 35 CTeSP em várias áreas como ciências sociais, ciências empresariais e tecnologia, nomeadamente Videojogos e Aplicações Multimédia, Veículos Eléctricos, Desportos de Natureza, Produção Audiovisual, Serviço Familiar e Comunitário, Assessoria de Gestão e Logística.
Além destas que vão ser leccionadas nos campus de Setúbal e do Barreiro existem ainda outros cursos na oferta formativa nomeadamente na área de Produção Aeronáutica (Ponte de Sor), de Automação, Robótica e Controlo Industrial; Manutenção Industrial; Logística e Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico (em Sines) e outros tantos na área da Grande Lisboa, no âmbito da Plataforma de Ensino Superior Politécnico.
Nesta zona vão ser ministrados CTeSP de Produção Audiovisual e, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (ambos na Amadora), Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico (Vila Franca de Xira), e Logística (Loures). Além destes, e em articulação com o Grupo Casais – que assegura aos estudantes as propinas, o estágio e a integração na empresa –, a instituição de ensino superior politécnico vai ainda lançar o CTeSP em Tecnologias Avançadas de Construção.
Noutras parcerias contam-se ainda o CTeSP em Tecnologias Informáticas, no âmbito do Programa BrightStart, da Deloitte, e o CTeSP em Construção Civil, contemplado com a Bolsa Tecnovia.
A qualquer um destes cursos podem candidatar-se os estudantes que tenham o ensino secundário, ou o ensino profissional, completos.