Politécnico avança com parcerias para trabalhar internacionalização, economia circular e gamificação

Politécnico avança com parcerias para trabalhar internacionalização, economia circular e gamificação

Politécnico avança com parcerias para trabalhar internacionalização, economia circular e gamificação

A reunião de arranque do projecto decorreu em Fevereiro com o envolvimento de várias instituições de ensino

São três novos projectos, com parcerias internacionais, e transversais às cinco escolas do IPS

 

As temáticas da internacionalização, educação digital, economia circular e gamificação estão a ser trabalhadas pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) através de três novos projectos Erasmus+, no âmbito na Acção Chave 2 – Parcerias Estratégicas (Ensino Superior e Juventude), iniciados recentemente.

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Trata-se de dar corpo ao InterAct – Internationally active – professionally valuable, com coordenação da University College of Enterprise and Administration, da Polónia na reunião de arranque do projecto a 17 de Fevereiro, onde foi assumido o objectivo de “aumentar a participação dos trabalhadores de instituições de ensino superior europeias em actividades internacionais promovidas pelas suas organizações, nomeadamente através de um conjunto de ferramentas e orientações que serão desenvolvidas”, explica o IPS em comunicado.

Além do Politécnico de Setúbal, são parceiros neste consórcio a Frederick University, de Chipre, a International School for Social and Business Studies, da Eslovénia, e o Deggendorf Institute of Technology, da Alemanha.

O projecto, coordenado pela docente Rossana Santos, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), é transversal a todas as cinco escolas do IPS, tem duração estimada de 24 meses e representa um orçamento global de mais de 208 mil euros, dos quais cerca de 36 mil são assegurados pelo próprio IPS.

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Em Março foram dados os primeiros passos dos projetos DiGiTOOL_to_CE – Inclusive Digital Education – a Tool to Understand Circular Economy e gamED – Gamification for Developing Essential Competencies in Youth Work, ambos com duração prevista até 28 de Fevereiro de 2023.

O primeiro, enquadrado no Plano de Acção de Educação Digital (2021-2027) da Comissão Europeia, pretende ajudar as instituições de ensino superior a implementarem soluções de educação digital nos seus currículos, com especial foco nos temas da Economia Circular e dos Modelos de Negócios Circulares, alinhando-se igualmente com o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal).

A coordenação está a cargo da Banku Augstskola, da Letónia, sendo também parceiros, além do IPS, a Fondazione Bruno Kessler (Itália) o Canadian Institute of Technology (Albania), o Verslumo Institutas (Lituânia), e a Sabiedriba Ar Ierobezotu Atbilbidu Artsmart (Letónia). A equipa de trabalho do IPS tem coordenação de Luísa Cagica Carvalho, docente da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS).

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O segundo projecto, o gamED, aposta na gamificação e design de jogos como forma de apoiar os profissionais que trabalham com jovens em contextos de educação não formal e formal, dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências e valores essenciais, como a justiça social, a não discriminação e o envolvimento na comunidade.

O consórcio, coordenado pela Fundatia Romanian Angel Appeal, agrupa seis parceiros de três países, entre Portugal (IPS e Produções Fixe Unipessoal Lda), Espanha (World University Services of The Mediterranean-Wusmed e Blue Room Innovation SL) e Roménia (Universitatea Vasile Alecsandri din Bacau). No Politécnico de Setúbal, a coordenação cabe ao docente Lino Ramos, da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS).

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