Concurso com inscrições até ao último dia de Janeiro. A ideia nasceu dentro do Instituto Politécnico de Setúbal, é acompanhada pela Protecção Civil e Bombeiros e visa a promoção do ambiente
Dirigido a docentes e alunos do ensino básico de Setúbal, o concurso “Pegada Ecológica” está com inscrições abertas até ao final de Janeiro. Foi criado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e tem por objectivo promover ideias e projectos de sensibilização ambiental, em particular sobre a problemática das alterações climáticas.
A iniciativa, que conta ainda com o envolvimento do Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros, “destina-se a envolver e a promover o empenho e a participação cidadã perante as alterações climáticas pelas quais o planeta está a actualmente a atravessar”, refere comunicado do IPS.
O concurso, focado na temática da pegada ecológica, desafia as equipas concorrentes a apresentar propostas que respondam da melhor forma a questões relacionadas, por exemplo, com o impacte para o planeta gerado pelo vestuário e alimentação de cada pessoa ou como é que acções, individuais e colectivas, podem restaurar o equilíbrio dos ecossistemas que sustentam a vida na Terra.
As candidaturas estão abertas a alunos e docentes de todas as escolas do Ensino Básico do concelho de Setúbal, repartindo-se em dois escalões, para turmas do 1.º ciclo e para turmas do 2.º e 3.º ciclos.
Os projectos devem ser inscritos até 31 de Janeiro, através da página http://bit.do/inscricaoprojeto, para serem analisados por um júri, constituído por docentes da Escola Superior de Educação e representantes da Câmara Municipal, bem como do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros.
No dia 5 de Junho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, será anunciado o melhor projecto de cada um dos dois escalões considerados. Os primeiros classificados em cada escalão recebem um prémio de 100 euros em cartão Fnac.