14 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Pedro Pina realça “vitalidade” da Associação de Moradores nas celebrações dos cinco anos

Pedro Pina realça “vitalidade” da Associação de Moradores nas celebrações dos cinco anos

Pedro Pina realça “vitalidade” da Associação de Moradores nas celebrações dos cinco anos

Vereador da Cultura afirmou colectividade como “um interlocutor privilegiado entre os moradores, a câmara e a junta de freguesia”

 

O vereador da Cultura na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, realçou a “enorme vitalidade” da Associação de Moradores do Bairro Afonso Costa (AMBAC), que, ao estar próxima da população, “percepciona melhor os problemas das pessoas”.

- PUB -

Na sessão solene do 5.º aniversário da associação de moradores, fundada em 14 de Junho de 2018, o autarca explicou que a AMBAC se constitui como “um interlocutor privilegiado entre os moradores do Bairro Afonso Costa, a câmara e a junta de freguesia”.

“São estas associações que nos ajudam a compreender melhor as dificuldades das pessoas. Por isso, não abdicamos desta parceria para continuarmos a fazer caminhos, porque melhor do que ninguém as pessoas que aqui vivem podem compreender e contribuir para um melhor bairro, uma melhor freguesia, uma melhor cidade”, disse o autarca, citado em nota de Imprensa da edilidade.

Além disso, Pedro Pina destacou na cerimónia realizada na sede da associação a “capacidade de os cidadãos juntarem esforços para criarem colectividades na actualidade”, com a fundação da AMBAC a estar enquadrada “na visão que a câmara e a Junta de São Sebastião têm sobre a valorização do papel que cada um deve ter na construção do futuro do sítio onde vive”.

- PUB -

Para o autarca, “num concelho onde existem colectividades e associações centenárias que desempenharam um papel importante, por exemplo, na aprendizagem da música com as bandas filarmónicas e na resistência ao fascismo, é extraordinário que, em pleno século XXI, ainda haja força e vitalidade para se formarem associações”.

Tal representa um trabalho que, segundo o vereador da Cultura, “só é bem feito se todos participarem”, motivo pelo qual as autarquias de Setúbal “não regatearam meios e custos para dotar a sede da AMBAC das condições mínimas de trabalho”.

Também presente na sessão solene esteve Luís de Matos, membro do executivo da Junta de Freguesia de São Sebastião, tendo aproveitado a ocasião para realçar o “trabalho meritório” dinamizado pela associação de moradores “na identificação das necessidades do bairro e a relação de proximidade” com a autarquia.

- PUB -

“A presidente da direcção contacta-nos para falar de questões de mobilidade, de iluminação pública, de arranjos exteriores e de buracos na via pública. Esta é uma relação que temos vindo a aperfeiçoar e que queremos consolidar. A junta de freguesia está sempre à disposição da associação e dos moradores”, assegurou.

Já Maria Georgeta, presidente da direcção da Associação de Moradores do Bairro Afonso Costa, “agradeceu à Câmara Municipal de Setúbal e à Junta de Freguesia de São Sebastião por nunca fecharem a porta à associação e ajudarem sempre que possível”.

A comemoração dos cincos da fundação da Associação de Moradores do Bairro Afonso Costa incluiu ainda a “entrega de lembranças pelas autarquias e colectividades presentes e terminou com bolo de aniversário e moscatel de Setúbal”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -