Pedro Dominguinhos mais dois anos à frente da coordenação dos politécnicos

Pedro Dominguinhos mais dois anos à frente da coordenação dos politécnicos

Pedro Dominguinhos mais dois anos à frente da coordenação dos politécnicos

Pedro Dominguinhos

Alteração legal que permita a concessão do grau de doutor pelos politécnicos é uma das prioridades

 

Pedro Dominguinhos, que preside ao Politécnico de Setúbal, vai continuar à frente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) por mais dois anos.

- PUB -

O responsável foi reconduzido no cargo na passada sexta-feira, na eleição que decorreu numa reunião plenária realizada no Politécnico do Porto, e estabeleceu “quatro grandes prioridades” para o novo mandato 2020-2022.

O primeiro desses principais objectivos “passa pelo reforço da notoriedade e credibilidade do sistema politécnico”, através da “inovação pedagógica” e de uma aposta ainda mais vincada na “capacidade de investigação”, pode ler-se num comunicado do CCISP enviado a O SETUBALENSE.

Na hierarquização das metas traçadas, o também presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) elege depois “a consagração da alteração legal que possibilite a outorga do grau de doutor pelos politécnicos”.

- PUB -

A terceira prioridade “centra-se na alteração da designação para universidades politécnicas”, a pensar no reforço da “capacidade de internacionalização do sistema” e na consequente “atracção de estudantes” estrangeiros.

Por último, Pedro Dominguinhos aponta ao “reforço do contributo para a coesão territorial e inclusão social das diferentes regiões do país”, assente numa “estreita articulação com os actores do território”, de forma a promover “a competitividade empresarial e a inovação social”.

Doutorado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (UL), Pedro Dominguinhos, recorde-se, preside ao IPS desde Abril de 2014, tendo desempenhado as funções de vice-presidente do CCISP entre Dezembro de 2016 e o início de Maio de 2018, data em que foi eleito, por unanimidade, presidente deste último órgão, sucedendo então no cargo ao líder do Politécnico de Leiria, Nuno Mangas.

- PUB -

Competências do CCISP

O CCISP é responsável pela co-representação dos 15 politécnicos públicos e cinco escolas politécnicas públicas não integradas. No órgão, encontram-se também representadas as Universidades de Açores, Algarve, Aveiro e Madeira.

No âmbito das competências estabelecidas, o CCISP assume a missão de colaborar na formulação das políticas nacionais de educação, de ciência e cultura. Compete-lhe ainda pronunciar-se sobre todas as matérias relacionadas com o sistema de ensino superior politécnico público, tanto no plano legislativo como orçamental. Além disso, o órgão assume contribuir para o desenvolvimento do ensino, da investigação e cultura em geral bem como para a dignificação das instituições de ensino superior politécnico e dos seus agentes, sem deixar de promover o estreitamento das ligações com organismos portugueses e estrangeiros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -